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Araucária

Todos os usuários do SUS precisam atualizar cadastro nas unidades básicas

(Foto: Carlos Poly)

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), está realizando a atualização de dados dos usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse cadastro pode ser feito nas unidades básicas de saúde (UBS) com uso do RG, certidão de nascimento, CPF e do comprovante de residência até o fim do mês de março. Ele também ocorre durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Informe-se na unidade mais próxima.

Durante a visita são preenchidas informações como endereço, documentos pessoais e telefones na ficha do “e-SUS”, sistema de informação do Ministério da Saúde, para que sejam identificados dados como número de pessoas residentes no local, quadro de saúde de adultos e idosos, entre outros dados ligados a saúde das mulheres, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.

O objetivo desta ação é adequar o município ao novo modelo do Ministério da Saúde. O procedimento permitirá a construção de um banco de dados para avaliação e planejamento das ações do serviço público de saúde, especialmente na Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, por meio de consultas médicas, exames e vacinação.

A população precisa ficar atenta para o cadastramento, permitindo a visita dos Agentes Comunitários de Saúde ou se deslocando até a unidade de saúde da sua área, passando as informações necessárias. Esse cadastramento vai permitir manter a qualidade no atendimento e a manutenção de programas como o 'Saúde em Dia'.

Mesmo quem não utiliza os serviços do SUS, é recomendável que receba os agentes comunitários de Saúde ou que procure a UBS mais próxima de sua residência para fazer o cadastro, pois ele auxiliará o Ministério da Saúde a conhecer a população de cada município, facilitando o acesso caso precise de algum serviço como vacina. Essas informações contribuem para manter o banco de dados do SUS com registros dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de centralizar todas as informações do paciente como consultas, exames, medicamentos e procedimentos de saúde.

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