Valquir Aureliano

O filme ‘Alex Câmera 10’ teve sua pré-estreia nesta sexta-feira (11), no estádio Couto Pereira. O filme é uma coleção de lances geniais do craque, que brilhou com a camisa do Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Seleção Brasileira e Fenerbahçe, da Turquia. Amanhã o Coxa completa 110 anos de fundação.

“Optamos por levar o cinema para dentro do estádio, exatamente onde a história se passa e a carreira do Alex foi construída. Será a primeira vez que isso acontece. Sem dúvida, vai entrar para a história”, explica o roteirista e diretor executivo do filme, Adriano Rattmann.

Logo após a exibição, o evento terá continuidade com a apresentação da banda Senhor Banana, que fará um show com convidados especiais do cenário musical paranaense, como Paulo Teixeira (Blindagem), Ivan (filho do Ivo do Blindagem), Rogério Cordoni, Paulo e Amandio (Dr. Smith) e Raíssa Fayet, que vão animar o público até às 23h30.

‘Alex Câmera 10’ é um documentário de 90 minutos que conta a história do jogador Alex, apontado por muitos como um dos melhores canhotos do futebol brasileiro.

Revelado pelo Coritiba, Alex se tornou ídolo no Palmeiras e Cruzeiro onde conquistou títulos importantes e entrou para a honrosa história desses dois clubes. Na seleção brasileira, além de títulos, fez gols memoráveis. Mas foi na Turquia que vivenciou o ápice de sua carreira. Em oito anos, muito mais importante que os belos gols e os títulos, ele ganhou o status de maior jogador estrangeiro de todos os tempos, idolatrado pelos torcedores do Fenerbach e respeitado pelos rivais.

O filme acompanha a trajetória de Alex desde que rescindiu seu contrato na Fenerbach após um desentendimento com o técnico Aykut Kocaman e o presidente Aziz Yildirim em setembro de 2012.

Com propostas milionárias para jogar por grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, Alex optou por voltar a vestir a camisa do Coritiba, seu clube do coração, o time que o revelou.

A obra mostra desde a chegada do jogador com calorosa recepção da torcida alviverde com mais de 10 mil pessoas no estádio Couto Pereira e acompanha o jogador pelos dois últimos anos da carreira desfilando seu futebol de Norte a Sul do país em 2013 e 2014.

No roteiro, momentos marcantes como o primeiro título com a camisa do Coritiba, em cima do rival Athletico, dando ao clube um tetracampeonato estadual, algo que não acontecia há 40 anos; o gol de numero 400 e o jogo mil da carreira, além das dramáticas partidas que livraram o Coritiba do rebaixamento para a série B por dois anos seguidos.

O filme mostra ainda as homenagens que o jogador recebeu pelo Palmeiras e Cruzeiro após a aposentadoria, reunindo jogadores que estiveram ao seu lado nas conquistas por esses clubes e também alguns dos maiores ídolos da historias das duas agremiações.

Em 2015 foram gravadas cenas em Istambul que mostram a idolatria de Alex no país e explica o porquê ele se tornou o maior jogador estrangeiro de todos os tempos.

Um soldado que perdeu os pés na guerra e tem uma prótese com o mesmo formato dos pés de Alex e um tatuador que fez centenas de imagens do craque são dois dos entrevistados em Istambul.

O filme conta com um elenco recheado de grandes jogadores brasileiros como Pepe, parceiro de Pelé no Santos, que foi seu primeiro treinador profissional; o maior ídolo do Flamengo, Zico, que o treinou no Fenerbach; Dirceu Krüger e Sicupira, os dois maiores jogadores da dupla Atletiba; Evair, Neto, Juninho Pernambucano, Gilberto Silva, Djalminha, Dirceu Lopes, Afonsinho, o goleiro Marcos, entre outros. Tem ainda os jornalistas Paulo Vinicius Celho (Fox), Mauro Beting (Esporte Interativo) e Juca Kfouri (UOL e ESPN).