Franklin de Freitas – Fúria Independente na Vila Capanema

A torcida organizada Fúria Independente publicou cinco notas sobre a crise no Paraná Clube. Nos textos, o grupo revelou que conselheiros acabaram sabotando a negociação para a terceirização do departamento de futebol. A construção de um novo estádio, o uso de violência em manifestações, a política interna, a situação do presidente Leonardo de Oliveira e o sucateamento da estrutura do clube também foram analisados nas notas, que estão publicadas no Facebook

Veja trechos das notas sobre esses assuntos:

SABOTAGEM
“Alguns membros dos conselhos do Paraná Clube são veementemente contra o tricolor se aliar a alguém e acelerar o processo de pagamento das dívidas. Por ‘autossabotagem’, já houveram duas negociações não concretizadas. A ideia de perder a influência causa enorme temor entre certos indivíduos. Querem manter (ou recuperar) o poder a qualquer custo, mesmo após toda a catástrofe que criaram em nossa história. Eles não desejam parceiros de ‘fora do bolo’, ainda que custe o futuro paranista”

“Temos esta esperança de que o cenário atual será transformado e a certeza de que a terceirização do futebol paranista é fundamental, neste mandato ou já no seguinte.
Entretanto, o projeto precisa de coesão. Sem falsas promessas”

NOVO ESTÁDIO
“A construção de um estádio igualmente necessita estar nos planos deste grupo parceiro, visto que a nossa gente carece de conforto e o clube, por sua vez, de outra fonte de renda eficaz”.

POSTURA DA TORCIDA
“Lamentavelmente, a grande massa paranista demonstrou essa característica de abraçar o clube apenas nos períodos bons”.

VIOLÊNCIA
“Invadir o CT não fará do tricolor um time vitorioso pelos próximos anos. Um exemplo claro foi o papelão protagonizado por uma torcida sem sede dentro do Couto Pereira em 2009”

VIDA POLÍTICA
“Em 3 anos terá outra eleição para o Conselho Deliberativo e associando-se neste instante, você já teria como concorrer a uma das cadeiras. O CD é um ambiente para se manifestar e participar das discussões. Lugar para compreender alguns dilemas e ser mais preciso nas opiniões e proposições. Em nenhuma circunstância, associe-se ao clube por conta de quem está lá dentro. Nossa devoção deve ser ao escudo, não aos indivíduos que o carregam. Quando ganhamos uma briga imensa para conseguir dar direito a voto à arquibancada, não conseguimos algo apenas para a curva norte ou para os nossos integrantes. A oportunidade de integrar-se na vida política, por mais desmotivante que ela possa ser, é de todos os paranistas. Aproveite! Independente do desejo dos antigos mandatários do clube, todos os associados têm a chance de se eleger, desde que cumpram requisitos que até o momento tem se mostrado simples”.

PRESIDENTE
“Mesmo sem saber da realidade tricolor, muitos clamam pela saída do presidente sem nem sequer imaginar quem assumiria no lugar dele, quais seriam os riscos e quais seriam os ganhos de fato. Isso é reflexo da falta de vontade por inteirar-se acerca do Paraná Clube por inteiro. A última eleição para o gestor é um exemplo claro. Tínhamos, já na época, um ambiente político extremamente conturbado com divergências de opinião e insatisfações de todos os lados. Apesar disso, NENHUMA CHAPA foi montada para concorrer contra a situação. Sim, NINGUÉM DIFERENTE QUIS ADMINISTRAR O CLUBE, afinal, o clube estava sendo rebaixado na série A. Nós conseguimos enxergar diversos erros na gestão do Leonardo e não concordamos com todas as medidas adotadas, entretanto, não conhecemos pessoas aptas a assumir o clube HOJE em caso de renúncia”.

SUCATEAMENTO DA ESTRUTURA DO CLUBE
“Estamos sucateados em diversas esferas e não é de hoje”

“A ‘diretoria’ que todos criticam é formada por, pasmem, dois caras

“O departamento de futebol não tem um “olheiro” no país. Não tem responsável por monitorar scouts de atletas de outros clubes. Além de que não tem o primordial: DINHEIRO

“O departamento comercial é operado por paranistas que nem vínculo empregatício tem com o clube, logo, eles não têm condições de priorizar o tricolor”

“A equipe de marketing é composta por duas pessoas, um absurdo para um clube do nosso tamanho”

“Nosso departamento médico é pequeno, tal como as demais áreas do clube”