A Pluriconsultoria publicou nesta quarta-feira (16) uma pesquisa que mensura o fanatismo das principais torcidas do país. E segundo o estudo, as torcidas de Coritiba e Atlético-PR são mais doentes que as de Corinthians e Flamengo, clubes com as maiores torcidas do Brasil.

A torcida do Furacão aparece como a quinta mais fanática do país, atrás de Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Santa Cruz. O estudo considera quatro tipos de torcedor: fanáticos, torcedores, simpatizantes e indiferentes. Na torcida rubro-negra, 15,7% são fanáticos e 55% são torcedores. Ou seja: 70,7% dos atleticanos são engajados. Já 18% da torcida são simpatizantes e 11% são indiferentes, totalizando 29% de descomprometidos.

Já a torcida coxa-branca é a sexta mais fanática do país, com 14,7% de alviverdes doentes e 55% de torcedores – 69,7% de engajados. Por outro lado, 19% são apenas simpatizantes e 11% são indiferentes, totalizando 30% de descomprometidos.

Por outro lado, se considerado o número de torcedores fanáticos na comparação com o total da população brasileiro, Coxa e Atlético-PR aparecem na parte de baixo, com o Furacão em 17º com 0,6% da população de fanáticos, e o Coxa em 18º, com 0,5%.

Considerando o Total dos torcedores Brasileiros, cerca de 12% se definem como Fanáticos, enquanto que mais da metade (53%) se enxergam como Torcedores. Por outro lado, 17% se classificam como Simpatizantes e 18% como Indiferentes. Ou seja, 65% do total podem ser classificados como Engajados (Fanáticos + Torcedores), enquanto 35% se enquadram como Descomprometidos (Simpatizantes + Indiferentes).

A pesquisa foi realizada no mês de janeiro de 2012, com 10.545 pessoas de 144 cidades abrangendo todas as regiões do País, sendo que aos participantes só foi possível assinalar um clube de preferência.

Veja o relatório completo