Divulgação/Sintcom-PR

Os 33 trabalhadores do Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios, no centro de São José dos Pinhais, decretaram greve ambiental na manhã desta quinta-feira (25) por risco de contágio de coronavírus na unidade. Uma carteira testou positivo na segunda-feira (22) e outros três já apresentam sintomas. A esposa de um carteiro também comprovou estar infectada há duas semanas.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), “A direção da Empresa se recusa a afastar todos para quarentena preventiva de 14 dias e a realizar testes em massa nos funcionários da unidade. É nesse local que as cartas e encomendas são separadas por endereços para entrega diária na casa das pessoas e comércio”, diz o sindicato em comunicado.

Ainda segundo o Sintcom, medidas de precaução, como fornecimento de máscaras individuais para serem trocadas a cada duas horas, distanciamento de um metro entre trabalhadores internos, fornecimento de luvas descartáveis e álcool gel de uso individual para os carteiros não estavam sendo cumpridas.

O Sintcom-PR já notificou a Vigilância Epidemiológica do município. Até que as medidas sejam tomadas pela Empresa, a orientação do Sintcom-PR é que os trabalhadores permaneçam em greve ambiental, evitando novos contágios, inclusive, entre a população atendida pelos carteiros.

A Superintendência dos Correios no Paraná foi procurada para comentar a greve dos trabalhadores da unidade. No começo da noite encaminhou a nota a seguir:

“Não procedem as informações prestadas pelo sindicato. Desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.

Os Correios estão acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. As orientações da empresa relacionadas a casos suspeitos de Covid-19 permanecem válidas, segundo as orientações sanitárias. Além disso, a empresa tem realizado ações de sanitização nas unidades.

O centro de distribuição localizado na região central de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está passando por sanitização nesta quinta-feira (25). As atividades operacionais serão retomadas nesta sexta-feira (26)”, diz a nota.