Assine e navegue sem anúncios [+]
Trânsito

Trajeto da PUCPR para a Linha Verde terá a oitava faixa exclusiva para ônibus da cidade

(Foto: Valdecir Galor/SMCS)

Os cerca de 29,2 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo a partir da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho, serão beneficiados com a implantação de uma faixa de circulação exclusiva para ônibus.

A intenção da medida, que será implantada num trecho de 700 metros da Rua Imaculada Conceição até a Linha Verde (BR-476), é diminuir o tempo de deslocamento de quem utiliza as seis linhas de ônibus do transporte urbano que passam diariamente por ali: Interbairros V, Universidade, Guabirotuba, Uberaba, Canal Belém e PUC/Rodoferroviária, além de uma linha de ônibus metropolitano (Curitiba-Fazenda Rio Grande).

Os trabalhos de sinalização na via já começaram e devem continuar ao longo da semana, de acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran).

“A partir da segunda-feira (27/1), agentes de trânsito começam a fazer orientação aos motoristas que utilizam a via. Esse trabalho de orientação será feito por 15 dias”, informa a superintendente da Pasta, Rosangela Battistella.

Passado esse período de adaptação - a partir do dia 10 de fevereiro - o condutor de veículo de passeio que for flagrado dirigindo pela faixa exclusiva para ônibus pode ser multado.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipula sanção de sete pontos na carteira de habilitação (infração gravíssima), conforme inciso III do artigo 184: “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”. O valor da multa é de R$ 293,47.

Ampliação do projeto
O projeto de sinalização para a faixa exclusiva da Imaculada Conceição foi executado pela Setran após definição conjunta pela Urbs e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgãos responsáveis pelo gerenciamento das linhas de ônibus da capital e das cidades vizinhas, respectivamente.

Depois de aprovado o projeto, a Setran implantou as placas e a pintura da via. Toda a sinalização de trânsito da Rua Imaculada Conceição foi revitalizada, assim como da via paralela, a Avenida Salgado Filho, no mesmo trecho.

Curitiba tem outras sete ruas com trechos onde há faixas exclusivas para ônibus. Confira:
Rua XV de Novembro
Rua Marechal Deodoro
Rua Conselheiro Laurindo
Rua Des. Westphalen
Rua General Mário Tourinho
Rua André de Barros
Rua Alfredo Bufren/Amintas de Barros

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK