A trajetória da curitibana Mercafácil mostra a importância de uma startup buscar, nas conexões oferecidas pelo Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba, a capacitação, os investimentos e, muitas vezes, as correções de rumo que levem ao sucesso do negócio. A empresa, que começou na casa de um dos dois sócios e com dinheiro próprio, só deslanchou após ser incubada na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), que faz parte do ambiente de inovação da capital.

Bruno Vieira Leal, 33 anos, e George Christofis Neto, 28 anos, começaram a Mercafácil em 2011 como uma plataforma para os consumidores compararem os preços de supermercado. “Foi só, em 2014, quando entramos na incubadora da UTFPR e recebemos capacitação e mentoria, que percebemos que o verdadeiro valor do negócio estava em vender a análise de dados do comportamento de compra dos consumidores para os supermercados”, disse Bruno. “Ou seja, invertemos o nosso foco de clientes e passamos a usar o Big Data para gerar valor para os varejistas”, completa.

Criada a nova solução, a Mercafácil começou a validá-la. O primeiro cliente foi um supermercado do Campo Comprido, bairro onde fica a Incubadora da UTFPR. No fim de 2015, já eram 14 supermercados usando a plataforma da startup curitibana. Mas foram as conexões estabelecidas no programa de incubação da universidade que garantiram o impulso que faltava para o sucesso da empresa.

Em 2016, a startup chamou a atenção de Marcel Malczewski, cofundador da Bematech, um case paranaense de sucesso, e investidor. A M3 Investimentos, de Marcel, entrou no negócio oferecendo não só aporte financeiro, mas também uma nova mentoria.

“Ele nos ajudou com a experiência que tem, de canal de venda, remuneração para canais de venda, como escalar margens”, afirma Bruno. O valor de investimento não foi divulgado. Mas era o passo que faltava para impulsionar um crescimento de 300% em apenas um ano.

Hoje, a Mercafácil já tem 26 funcionários e uma plataforma online capaz de dizer como as redes de supermercados podem ganhar mais dinheiro, fidelizar clientes e acertar no preço ideal de seus produtos.

“Como isso, estamos atualmente com 350 clientes, entre supermercados de pequeno e médio porte, em 13 estados do país. Até 2020, queremos ter cinco mil lojas e atuar em outros segmentos, como redes de farmácias e de materiais de construção ”, comemora Bruno, que está contratando mais 10 colaboradores para o espaço da empresa na UTFPR, que já está ficando pequeno para o seu tamanho.

Conexão

Marco Antônio Mazzonetto, o coordenador da Endeavor no Paraná, organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo, confirma que a trajetória da Mercafácil é um bom exemplo da importância do ecossistema de inovação para o sucesso de uma empresa nascente.

“A conexão com o ambiente de inovação, formado por empreendedores, universidades, aceleradoras, empresas, investidores e entidades, é benéfica para todo o ecossistema, gera tração através de recomendações e parcerias, além de criar relações de mentoria”, frisa ele.

Marco Antônio lembra ainda que a cultura de compartilhar de ecossistemas, como o Vale do Pinhão, oferece para as empresas nascentes o conhecimento e a experiência necessários para a validação, crescimento e, muitas vezes, a correção de rumo de seus negócios.


SAIBA MAIS

Vale do Pinhão

Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.

A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

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