Jorge Woll / SEIL

A tarifa do transporte intermunicipal deve ser reajustada em 4,19% a partir da zero hora do dia 1º de setembro. Foi publicada no Diário Oficial do Estado uma resolução da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) que autoriza o reajuste nas tarifas do transporte metropolitano e intermunicipal de passageiros.

As novas tarifas valem para 497 linhas no Paraná, para as regiões metropolitanas, com exceção de Curitiba, onde o transporte metropolitano é de responsabilidade da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).

A publicação com a resolução é do dia 19 de agosto e foi divulgada nesta quarta-feira (21), na plataforma online da Imprensa Oficial. O documento foi revelado pelo site Livre.jor.

Procurada, a assessoria do DER não atendeu às ligações. O governo ainda não divulgou as novas tabelas.

O documento do DOE diz que decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Diretor da Agepar, no quinta-feira (15) da semana passada. Foi aplicado um índice inflacionário próprio para transporte interurbano, apurado pela Fundação Getúlio Vargas, uma vez que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná deixou para a Agepar decidir qual percentual seria aplicado.

O Transporte Intermunicipal de Passageiros é o serviço que atende à demanda de deslocamento da população entre as cidades paranaenses. Sua principal característica é a regularidade na operação. As viagens são programadas para acontecer em dias e horários fixos, tendo sempre como locais de partida e chegada os Terminais Rodoviários dos municípios.

A realização do Transporte Intermunicipal de Passageiros no Paraná ainda é ofertada por meio permissão às empresas. O processo de concessão através de licitação e a outorga das linhas está atualmente judicializado, mesmo assim compete à Agepar, regular, controlar, fiscalizar, homologar reajustes tarifários, atender às reclamações dos usuários e expedir normas regulamentares. Atualmente 36 empresas possuem permissão para operar 497 linhas intermunicipais no litoral e interior do estado. 

A Agepar é responsável também pela regulação do transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba. O sistema é operado pela Comec que planeja e faz a gestão do desenvolvimento integrado dos 29 municípios da região metropolitana.