As varizes e varicoses atingem cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os principais sintomas da doença estão o inchaço, a sensação de peso, a dor e o cansaço nas pernas ao final do dia. Além da questão estética, elas podem causar sérios riscos para a saúde.

Para melhor eficiência do tratamento, é essencial evitar a incidência do sol sob a pele. “A menor exposição das pernas aos raios solares evita as equimoses temporárias, que são as manchas roxas, e as cicatrizes aparentes, facilitando a recuperação”, afirma o médico especialista em angiologia, cirurgia vascular e endovascular, José Fernando Macedo, do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC). Além disso, se feito em épocas como outono e inverno, o tratamento traz resultados para a aparência das pernas no próximo verão.

Ocasionadas pelo enfraquecimento da parede venosa, as varizes e varicoses podem ser combatidas com diferentes tipos de tratamento. Mas, é preciso buscar, com auxílio de especialistas, o mais adequado para cada caso. Entre os mais indicados estão a cirurgia convencional, a radiofrequência, o laser e a escleroterapia com espuma.

Prevenção
Se não tratadas, as varizes podem causar algumas complicações ao paciente. “Com a veia dilatada, sua parede mais fina e a pressão aumentada em seu interior, durante muitos anos, corre-se o risco da chamada dermatite ocre, que é a mancha escura na pele e geralmente abaixo do joelho. Outra complicação é a tromboflebite superficial, que forma um coágulo no interior da veia e causa dor e inflamação.

Por isso, a melhor opção é a prevenção. Para evitar problemas vasculares é imprescindível manter hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. “É importante exercitar os músculos da panturrilha quando se passa muito tempo sentado, evitar o tabagismo e controlar a pressão arterial”, ressalta Macedo.

Tratamentos mais comuns

· Cirurgia convencional
É o método que apresenta o resultado mais eficiente a longo prazo e é indicado para pacientes até 60 anos geralmente. Consiste na ligadura ou na retirada das veias dilatadas e é o procedimento mais realizado e com ótimos resultados se realizado por cirurgiões experientes;

· Radiofrequência e Laser
É uma técnica minimamente invasiva e obstrui a safena com o calor de sua fibra. É realizada por meio da inserção de um catéter e este ocasiona o fechamento da veia doente e fazendo com que o sangue redirecione para veias saudáveis;

· Escleroterapia com Espuma
Disponível há pouco tempo no Brasil, impede a passagem do sangue na veia dilatada por uma reação química de espuma em contato com a veia doente. Esta técnica não necessita de repouso, é realizada no consultório do especialista e é menos invasiva para pacientes com hipertensão venosa, varizes calibrosas, úlceras de perna ou risco aumentado para o tratamento convencional (cirurgia). O especialista aplica com a seringa um medicamento em forma de espuma e injeta no vaso com o auxílio de um aparelho de ecografia vascular.

· Escleroterapia para varicoses
Aplicações de pequenas injeções de glicose e anestésico em vasos pequenos. É indicada para pacientes que não possuem nenhum tipo de alergias ou complicações e que desejam um melhor aspecto estético de suas pernas;