Rodrigo Fonseca/CMC – Matsuda: vereador assumiu a vaga após eleição de Goura para Assembleia e nomeação de Stica para Fomento Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) cassou ontem, o mandato do vereador de Curitiba, professor Matsuda (PDT) e determinou a posse do suplente Dalton Borba (PDT). Segundo suplente do PDT nas eleições de 2016, Matsuda assumiu o cargo em abril. Ele entrou na vaga deixada pelo vereador Goura (PDT) que foi eleito deputado estadual em 2018. O primeiro suplente, Jonny Stica (PDT), abriu mão do posto para assumir um cargo na Fomento Paraná – instituição ligada ao governo do Estado.

Nas eleições de 2018, Matsuda foi candidato a deputado estadual pelo PPL. Ele se filiou ao PDT em 22 de novembro, logo após a eleição. Um relatório elaborado pelo deputado Goura apontou que a filiação foi impugnada por ele ter disputado a eleição do ano passado por outro partido, deixando de somar votos para o PDT.

“O pretexto para se furar a fila soberana das urnas seria a alegação de que eu não me refiliei ao PDT. Esclareço que sou filiado ao PDT desde 22/11/2018”, disse Matsuda na sessão de hoje da Câmara. “Esse pedido de impugnação de minha filiação feito 4 meses depois e somente após a vaga de vereador ser aberta foi na prática um movimento de expulsão e de miudeza política”, alegou ele.

Leia mais no blog Política em Debate