Henry Milleo – Santa Felicidade guarda muito da influência italiana na sua arquitetura

Os 141 anos da imigração italiana em Curitiba e a construção de Santa Felicidade, bairro criado em 1878 por famílias europeias, vindas da região do Vêneto, Norte da Itália, serão comemorados neste fim de semana. De sexta-feira (22) até o domingo (24), a Avenida Manoel Ribas terá um trecho fechado especialmente para a programação comemorativa.

Serão três dias de festejos com muita comida italiana, músicas típicas, apresentações de danças folclóricas e missa celebrada pelo padre Cláudio Ambrósio, da Paróquia São José e Santa Felicidade. As barracas serão montadas em um trecho de 300 metros, da Avenida Toaldo Tulio até Rua Madre Clélia Merloni.

A programação inicia nesta sexta, às 19 horas, com abertura oficial às 20 horas, com apresentações culturais e as barracas com comidas típicas. Um dos pontos altos acontece no domingo, às 10h30, com a missa celebrada em homenagem a Santa Felicidade, co-padroeira do bairro.

Quem mora ou trabalha na região precisará ficar atento à mudanças no trânsito, por conta das festividades.

Lambari frito
A dupla frango e polenta, tradicional na gastronomia do bairro italiano marcará presença, mas também haverá outras iguarias preparadas seguindo as receitas dos nonas e das nonas: lambari frito, pão com bife, queijos, salames e vinhos produzidos na região. Para quem prefere os doces as opções também serão fartas com cucas, caçarolas italianas, tortas e doces preparados no capricho.