Geraldo Bubniak

Boletim atualizado com dados de domingo (22) pela Secretaria de Estado de Saúde revelam que três hospitais públicos com leitos exclusivos para Covid-19 pelo SUS de Curitiba estão com as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) lotadas. São eles: o Hospital de Clínicas, o Hospítal Evangélico e o Hospital do Trabalhador, que também está sem vagas na enfermaria.       

A nova onda de Covid-19 também atinge os hospitais particulares. Neste domingo (22), mais dois hospitais privados anunciaram que estão lotados por causa do coronavírus e que não receberão mais pacientes graves: o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Hospital Sugisawa. O Hospital Marcelino Champagnat está colapsado desde a última terça (17) e, segundo a assessoria de imprensa, não há sinal de abrir vagas nos quartos e UTIs.       

Balanço dos hospitais com vagas exclusivas para Covid-19/SUS – dados de domingo (22)

Adulto                                     UTI            Enfermaria

Hospital da Cruz Vermelha        63%                60%
Hospital Erasto                        80%                80%
Hospital de Clínicas                 100%                90%
Hospital Santa Casa                87%                 59%
Hospital São Vicente                80%                 63%
Hospital Evangélico                 100%              81%
Hospital do Idoso                     82%               82%
Hospital do Trabalhador            100%             100%
Hospital de Reabilitação             87%               67%

Infantil
Hospital Pequeno Príncipe               40%             70%
Hospital Evangélico                          0%              10%

*dados da Sesa atualizados no domingo (22)

Boletim Curitiba

Curitiba registrou nesta segunda-feira (23), 1.339 novos casos de Covid-19 e dez óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Seis desses óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. As novas vítimas são sete homens e três mulheres, com idades entre 55 e 89 anos, que estavam internados. Duas pessoas que foram a óbito não tinham fator de risco para complicações da covid-19. Até agora são 1.638 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. São 11.232 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Nesta segunda-feira a taxa de ocupação dos 324 leitos SUS exclusivos para covid-19 está em 89%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 37 leitos livres.