Publicidade
Xerifão

Três números impressionantes de Paulo André no Atlético

Paulo Andr\u00e9
Paulo Andr\u00e9 (Foto: Geraldo Bubniak)

O zagueiro Paulo André, 34 anos, foi o grande personagem do jogo de quarta-feira (dia 4), na Arena da Baixada, na vitória do Atlético Paranaense por 2 a 1 sobre o São Paulo. Ele esteve envolvido nos três gols. No primeiro, interceptou um lançamento do adversário e, de cabeça, deu o passe para o atacante Pablo fazer 1 a 0 para o Furacão. No segundo, marcou o gol de calcanhar, após escanteio cobrado pelo lateral Carleto e falha da zaga rival. No gol do time paulista, Paulo André não conseguiu chegar a tempo para bloquear o chute do ágil centroavante Tréllez.

O saldo de Paulo André no Atlético é quase sempre positivo. E o jogador coleciona números impressionantes pelo clube. Três dados chamam a atenção.

O primeiro é o desempenho no jogo aéreo. É raro ver o zagueiro perder uma disputa pelo alto. No Campeonato Brasileiro 2017, as estatísticas comprovaram isso. Segundo o site WhoScored, especializado em análise de desempenho, Paulo André foi o jogador entre os 20 elencos da competição que mais venceu duelos aéreos, com média de 5,0 por jogo, superando o centroavante Jô (Corinthians), com 4,6, e o zagueiro Tiago (Bahia), com 4,5. Thiago Heleno é o 11º desse ranking, com 3,3. 

O segundo dado é a eficiência de Paulo André nos duelos “um contra um”. No Brasileirão 2017, ele foi o zagueiro menos driblado da competição, com média de 0,1 por partida, empatado com Breno, do Vasco. Thiago Heleno, por exemplo, foi driblado 0,3 vezes por jogo, segundo dados do WhoScored.

O terceiro número positivo de Paulo André é a quantidade de gols. Empatado com Thiago Heleno e Cleberson, ele é o quinto maior zagueiro-artilheiro do Atlético desde 2003, quando iniciou a Era dos Pontos Corridos do futebol brasileiro. Contando todas as competições oficiais no período (Paranaense, Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil), ele soma 11 gols em 147 partidas pelo Furacão. 

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES