Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A liminar determina que o ex-presidente Lula seja solto ainda na manhã deste domingo (8). O plantão do TRF-4 confirma a informação.

Segundo o plantonista Luís Felipe Santo, os parlamentares estão agora na sede da Polícia Federal tentando fazer com que a ordem seja cumprida.

A decisão é do desembargador Rogério Favreto que acatou o habeas corpus apresentado na última sexta-feira,6, pelos deputados Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT, pedindo que fosse libertado imediatamente pois não haveria fundamento jurídico para a prisão dele. 

Preso desde o dia 7 de abril, Lula foi condenaod pelo juiz federal Sérgio Moro, em julho de 2017, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo. Em janeiro deste ano, o TRF-4 aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão.
Na ação apresentada pelo Ministério Público Federal, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobras.