Franklin de Freitas

O Trio de Ferro do futebol paranaense, formado por Athletico, Coritiba e Paraná, está procurando ajudar os governos municipais e estaduais no enfrentamento da crise do novo coronavírus (COVID-19). Prova disso é que o Coxa e o Tricolor já colocaram seus estádos à disposição do Estado e da Prefeitura. Já a Arena da Baixada, casa do Furacão, pode ser transformada em um hospital – a Secretária Estadual de Saúde (Sesa), inclusive, confirma que existe a possibilidade, que ainda está sendo analisada.

No caso do estádio atleticano, a ideia seria transformar a Arena num hospital de campanha, para atender pacientes em casos menos graves. A ideia, com isso, é desafogar os hospitais, que deverão então focar nos pacientes com mais complicações.

Na última semana, o clube já havia colocado suas instalações à disposição, citando ainda que tanto o CT como o estádio poderiam ser utilizados pelas autoridades. Uma das grandes vantagens da Arena é o fato de possuir um teto retrário, o que facilita a acomodação de pessoas, além da localização central.

Já o Paraná Clube enviou na manhã de hoje um ofício ao comitê da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e à Sesa colocando a Vila Capanema também à disposição para transformação em hospital de campanha. Em entrevista à Rádio Transamérica, Leonardo de Oliveira, presidente paranista, comentou o assunto: “O objetivo nem só para hospital de campanha. A prefeitura tem feito ação de vacinação através de drive thru. E a localização da Vila Capanema, com duas saídas para duas grandes avenidas de curitiba, é propícia para isso. Colocamos a Vila Capanema à disposição para qualquer necessidade.”

Conforme informações divulgadas em primeira mão pelo jornalista Guilherme Moreira, a Defensoria Pública teria entrado em contato com o clube paranista para tentar um acordo. A ideia é que o local seja utilizado para que moradores de rua tenham condições básicas, como acesso ao banheiro e instalações de higienização básica.

Por fim, o Coritiba também trabalha desde a semana passada com a ideia de ceder a estrutura física do Couto Pereira e também do CT da Graciosa. As conversar com as autoridades e com um hospital local estariam adiantadas, mas o clube não fez maiores comentários sobre, apenas dizendo que age por obrigação social e que não vê necessidade de fazer publicidade em torno disso.

CALENDÁRIO PARALISADO

Por conta da crise do coronavírus, todas as competições nacionais e diversos campeonatos estaduais, entre eles o Paranaense, estão paralisados neste momento. A situação não é exclusividade brasileira, aliás, e em praticamente todo o mundo e em todos os esportes o cenário de hoje é esse – de paralisação.

Ainda não há informações sobre como ficará o calendário do futebol brasileiro ou mesmo se os regionais serão retomados após a paralisação provocada pelo coronavírus. Até por conta disso, os principais clubes do país sequer estão treinando, optando por respeitar a quarentena e preservar seus próprios atletas e seus familiares.