AEN

Entre esta última segunda e terça-feira, 25 e 26 de maio, o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, precisou isolar um navio. Um tripulante, de origem filipina, de uma embarcação de Malta foi diagnosticado com Covid-19, no teste rápido realizado no porto. 

O navio MC Clymene estava no berço 214, embarcando soja, quando o comandante pediu ajuda ao agente marítimo. Por isso, o berço de atracação ficou fechado por quase 24 horas. Este foi o primeiro registro de Covid-19 em portos do Paraná.

O porto retomou as atividades na noite desta terça-feira (26), após o tripulante ser encaminhado ao Hospital de Paranaguá, onde segue internado e com estado de saúde  estável.

A assessoria do porto informou que a Anvisa liberou o berço no final da tarde desta terça-feira e que o navio recebeu aval para desatracação. A atracação, segundo a assessoria, só é feita após emissão de certificado pela Anvisa, o que aconteceu na chegada do navio à baía de Paranaguá, no último dia 5.

O porto afirmou que segue “medidas rigorosas de controle sanitário e saúde”.

Nenhum tripulante de navio vindo do exterior pode desembarcar nos portos do Paraná antes de 14 dias da chegada ao primeiro porto brasileiro. Mesmo assim, sob suspeita, a autoridade portuária pode paralisar operações para proteger os trabalhadores.