Frankin de Freitas – Trupe retoma os palcos depois da fase mais crítica da pandemia: espetáculo inclusivo

Após um hiato de dois anos imposto pela pandemia do novo coronavírus, uma trupe muito especial de artistas curitibanos se prepara para voltar aos palcos no próximo mês. No começo de agosto será apresentado no teatro Regina Vogue, em Curitiba, uma releitura do espetáculo High School Musical, que será encenado por atores com síndrome de down.

A iniciativa é liderada pela Mirrage Studios, uma empresa fundada em 2017 em Curitiba e que oferece aulas de artes para pessoas com deficiência intelectual. Todo o espetáculo, aliás, será inclusivo. É que além das aulas de teatro e dança, a Mirrage também faz um trabalho com alunos especiais na patinação artística e nas artes plásticas. E todos os cenários que serão apresentados foram pintados por alunos do próprio estúdio.

Produtora e diretora da peça, Lêda Casagrande Tyrka conta que os ensaios com os jovens artistas começaram a ser feitos ainda na pandemia, inicialmente de maneira remota, onde foram inseridas novas cenas para complementar o espetáculo apresentado em 2019 (e que foi um sucesso de público, esgotando ingressos). Além disso, outra novidade para a peça deste ano é que, além de representar e dançar, os atores irão também cantar.

“A primeira peça aconteceu em 2019. De lá para cá não deixamos de treinar, mantivemos eles sempre atentos”, explica Lêda, comentando que a apresentação terá duração de aproximadamente uma hora e quarenta e cinco minutos e relatando que os artistas participaram de todo o processo criativo. “Eles ajudaram na adaptação do roteiro, tudo. Os cenários, inclusive, foram pintados pelo grupo de arte que temos aqui. Todo o espetáculo tem essa parte da inclusão, tanto nas artes plásticas como na representação e dança”, ressalta.

Ao todo, 15 atores participarão do espetáculo. Considerando ainda os pintores, são cerca de 20 a 30 artistas com deficiência intelectual envolvidos em todo o processo. O Bem Paraná, inclusive, marcou presença num ensaio da trupe nesta semana e constatou o sentimento de união existente entre o grupo, que costuma destacar as amizades e a dança como aquilo que mais gostam no teatro.

“A arte realmente faz milagres”, exalta Lêda. “É importante eles saberem que podem se expressar de outra forma, que não apenas a linguagem oral. Muitos dos nossos alunos tiveram uma transformação significativa, começaram a desenvolver a criatividade, a imaginação e a se expressar com sentimentos. Está sendo muito importante, é um grupo que está fazendo uma amizade muito boa e estão todos bem felizes com isso”, comemora a diretora.

Para o segundo semestre, inclusive, novas turmas inclusivas deverão ser criadas para atender a comunidade, com aulas de patinação artística, artes plásticas e teatros. Os interessados podem entrar em contato diretamente com a Mirrage Studios e marcar para fazer uma aula experimental.

Serviço

High School Musical: novo ano começou
O que é: Fundada em 2007, a Mirrage Studios trabalha com o desenvolvimento das artes de maneira inclusiva, com aulas de teatro musical para pessoas com deficiência intelectual. É essa a trupe que fará a apresentação no próximo mês, com uma releitura do popular High School Musica
Como participar: os ingressos para o espetáculo estão à venda pelo site Disk Ingresso
Quando acontece: dia 5 de agosto (uma sexta-feira), às 19h3
Local: Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, em Curitiba