Divulgação/ Coritiba

O Coritiba, mais uma vez, decepcionou. Jogando no Estádio do Café no final da tarde deste domingo (9 de maio), Dia das Mães, o time da capital paranaense virou presa do Londrina, que conseguiu uma vitória por 1 a 0, gol do zagueiro Marcondes, que balançou a rede aos seis minutos do segundo tempo. Foi a terceira derrota seguida do Verdão no Campeonato Paranaense – antes a equipe de Gustavo Morínigo já havia tropeçado contra o FC Cascavel (2 a 3) e contra o Athletico (1 a 2).

Com 13 pontos conquistados em nove partidas, o Coxa cai três posições na tabela e agora aparece na quinta colocação do estadual, com aproveitamento de apenas 48,1% dos pontos disputados – são quatro vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui. O Londrina, por sua vez, consegue se consolidar no G8: tem 12 pontos em nove jogos, quatro pontos a mais que o Toledo, nono colocado. Os oito primeiros colocados nesta primeira fase do estadual se classificam para o mata-mata.

Na próxima quarta-feira o Coritiba volta a campo pelo Paranaense, quando encara o Cianorte em Paranaguá (a partida seria no Couto Pereira, mas foi transferido para Paranaguá devido à troca de gramado do estádio do Coritiba). O Londrina joga no mesmo dia e horário contra o Athletico, na Arena da Baixada.

LEIA MAIS: Dalberto e Romário entram no 2º tempo e são os piores em campo. Confira as atuações do Coxa

ESCALAÇÕES

Ao todo, o técnico Gustavo Morínigo promoveu sete mudanças no time titular do Coritiba. Na zaga, Wellington Carvalho assumiu a vaga que era de Nathan Ribeiro. Na lateral-esquerda, Romário foi preterido por Guilherme Biro. Na volância, Matheus Sales e Jhony Douglas nos lugares de Willian Farias (suspenso) e Val. Já no setor ofensivo, Rafinha (suspenso), Cerutti (em recuperação) e Robinho (em recuperação) foram trocados por Tailson, Waguininho e Igor Paixão, respectivamente.

Do lado do Londrina, a aposta de Roberto Fonseca foi em repetir a escalação que conseguiu uma goleada na última rodada, para ver se o time encaixa e, finalmente, embala no Campeonato Paranaense.

O JOGO

A partida começou com o Londrina buscando mais o ataque, ficando mais tempo no campo do adversário. Aos poucos, porém, o Coritiba foi conseguindo avançar suas linhas e passou a equilibrar a posse de bola, mas sem ter grande efetividade na criação de jogadas, valendo-se da bola parada para levar algum perigo ao adversário.

Foi num lance assim, inclusive, que o primeiro gol chegou a sair, aos 20 minutos, com Guilherme Biro assistido por Igor. O árbitro Robson Babinski, contudo, assinalou um impedimento na jogava e anulou o lance. Aos 32, o time da capital ainda teve mais uma oportunidade em um lance de bola parada, mas Léo Gamalho cabeceou por cima do gol.

Na volta para a etapa final, Guilherme Biro, lesionado, deixou o campo para a entrada de Romário. Ainda do lado alviverde, aos 14 minutos Valdeci e Dalberto substituíram Waguininho e Taílson e aos 30 Nathan Ribeiro e Lucas Nathan ganharam chance nas vagas de Wellingon Carvalho e Jhony Douglas. Do lado do Tubarão, as primeiras mudanças vieram aos 28 minutos, com Celsinho e Juan substituindo Adenílson e Salatiel. Aos 40 ainda entraram Gerônimo e Bidía e nos acréscimos Jean Henrique teve a oportunidade de jogar.

Melhor em campo desde o início do segundo tempo, o Londrina criou uma primeira oportunidade aos 3 minutos, em lance que o time mandante ficou pedindo um pênalti em cima de Matheus Bianqui. Três minutos depois, finalmente o placar foi inaugurado, e em um lance de bola parada, claro: cobrança de escanteio de Adenílson, bola nas costas de Romário e sobra para Marcondes chutar firme para o gol e fazer 1 a 0 para o Tubarão.

O Coxa ainda teve uma grande chance para empatar, em chute de fora da área de Valdeci aos 29, mas parou em grande defesa do goleiro Dalton, cena que voltou a se repetir aos 37, em finalização de Igor.

FICHA TÉCNICA

Londrina 1 x 0 Coritiba

Londrina: Dalton; João Carlos, Marcondes, Lucas Costa e Luiz Henrique; Matheus Bianqui (Bidía), Marcelo Freitas (Jean Henrique) e Adenílson (Celsinho); Douglas Santos, Safira (Gerônimo) e Salatiel (Juan). Técnico: Roberto Fonseca
Coritiba: Wilson; Igor, Wellington Carvalho (Nathan Ribeiro), Luciano Castán e Guilherme Biro; Jhony Douglas (Lucas Nathan) e Matheus Sales; Taílson (Dalberto), Igor Paixão e Waguininho (Valdeci); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Gol: Marcondes (6-2º)
Cartões amarelos: Luiz Henrique, João Carlos, Adenílson, Lucas Costa (L); Matheus Sales, Luciano Castán, Romário (C)
Árbitro: Robson Babinski
Local: Estádio do Café, em Londrina, domingo (9 de maio) às 18 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Adenílson recebe a bola na intermediária e arrisca o primeiro chute do jogo, mandando para fora.

3 – Cruzamento de Waguininho da esquerda encontra Tailson dentro da área. O meia-atacante cabeceia e manda por cima do gol.

20 – Cobrança de falta de Igor encontra a cabeça de Guilherme Biro, que testa para o fundo da rede. A arbitragem, porém, assinala impedimento no lance.

21 – Cobrança de falta de Adenílson, a bola viaja até a área e a zaga corta parcialmente. Na sobra, Safira tenta um chute de primeira e manda longe do gol.

32 – Cobrança de falta fechada de Igor, Dalton não sai da meta e Léo Gamalho desvia com perigo, por cima do gol.

Segundo tempo

2 – Cobrança de falta de Igor Paixão perto da área. A bola passa no meio da barreira e Dalton segura.

3 – Douglas Santos recebe na esquerda, encara a marcação, corta para o meio e chuta. A bola passa ao lado do gol.

3 – João Carlos desce pela esquerda e cruza fechado. A bola chegava na cabeça de Salatiel, mas Wilson se estica e salva na ‘hora H’. Na sobra, Matheus Bianqui tenta a finalização, mas Castán chega de carrinho e afasta o perigo. Londrina pede pênalti.

6 – Gol do Londrina! Cobrança de escanteio de Adenílson, Marcondes disputa por cima dentro da área, a bola bate nas costas da zaga e sobra para o próprio zagueiro chutar para o gol.

29 – Valdeci avança com liberdade da intermediária até perto da área, ajeita e manda uma bomba pro gol. Dalton espalma e faz grande defesa.

33 – Cobrança de falta de Celsinho, a bola passa por todo mundo e fica com Safira na segunda trave. O atacante se atrapalha e é travado por Wilson na hora da finalizaão, com a zaga afastando o perigo na sequência.

36 – Juan avança pela esquerda com liberdade, invade a área e chuta colocado, por cima do gol.

37 – Chute de Igor de fora da área vai no cantinho. Dalton salta e faz outra boa defesa.