SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, no Rio de Janeiro, foi liberado no sentido São Conrado no início da madrugada deste domingo (19). O túnel estava interditado sexta-feira, após parte da estrutura cair sobre um ônibus na Gávea, zona sul carioca. Não houve feridos.


Com a liberação no sentido São Conrado, o município voltou ao estágio de atenção -antes estava em estágio de crise, o mais grave na escala da prefeitura. 


O estágio de atenção é necessário porque equipes da prefeitura continuam trabalhando no túnel, que segue interditado no sentido Lagoa; e também nas encostas da avenida Niemeyer, onde houve deslizamento de terra. 


Segundo o Centro de Operações do Rio, o estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa que um ou mais incidentes impactam uma ou mais regiões, provocando reflexos na mobilidade.


O prefeito Marcelo Crivella (PRB) disse que a estrutura do túnel desabou em razão de um deslizamento de terra no morro sobre a via. Ela não suportou a carga de terra carreada. 


De acordo com o Alerta Rio, neste domingo o transporte de umidade do oceano para o continente continuará influenciando o tempo na cidade. O dia terá predomínio de céu nublado e há previsão de chuva fraca a moderada, podendo ser forte de forma rápida e em curto período de tempo, em pontos isolados a qualquer hora. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas estarão em elevação em relação ao sábado, sendo a mínima de 17°C e a máxima de 28°C.