Assine e navegue sem anúncios [+]
Rotas e eventos

Turismo Religioso é um dos principais do Paraná

Turismo religioso é um dos que mais atrai visitantes no Estado
Turismo religioso é um dos que mais atrai visitantes no Estado (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Será realizada nesta quinta-feira (13) e sexta-feira 914) a terceira edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso 2020. Seguindo o atual formato dos demais eventos com participação da população, o Fórum, que atrai centenas de paranaenses, anualmente, será acontece de forma virtual.

No Paraná, o turismo religioso vem crescendo, principalmente, pela grande religiosidade do paranaense, identificada a partir que quatro matrizes de tradições religiosas: oriental, indígena, africana e ocidental. A ecleticidade cultural faz com que o segmento seja bastante representativo no Estado. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério do Turismo e Sebrae, está à frente de todos os demais segmentos, com 24,6%.

Além disso, é o terceiro em número de atrativos distribuídos em quase todo o território paranaense. As rotas abrangem diversos municípios e regiões turísticas, entre elas a Rota do Rosário, na Região Turística Norte Pioneiro, e a Rota da Fé, na Região Turística Ecoaventuras, Histórias e Sabores. Esses fatores fazem com que o turismo religioso, aliado ao turismo cultural, seja o segundo segmento com mais roteiros no Estado (28%), atrás apenas do Ecoturismo e Turismo de Aventura.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Turismo, a religião move, aproximadamente, 17 milhões de turistas brasileiros pelo País, anualmente. Em momentos de exceção, quando não são permitidos deslocamentos, a fé se torna uma prática individualizada e mais intensa. Esse segmento abrange todas as religiões, além de permitir ao visitante aprender sobre história, cultura e costumes locais.

A primeira edição do Fórum foi realizada em outubro de 2018, em Curitiba. O evento reuniu palestrantes de cinco estados - Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e São Paulo, com inscrições de oriundas de 57 municípios paranaenses e participação de 150 estudiosos do tema.

Em 2019, a segunda edição foi realizada em Maringá, com 185 participantes de 42 municípios paranaenses e palestrantes de quatro estados (Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás).

Na pandemia

Fórum será virtual
O Fórum Paranaense de Turismo Religioso 2020, que será virtual, terá a participação do vice-governador Darci Piana, do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; do presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl; de representantes de destinos turísticos, de empresas e da população em geral. Nos dois dias, as atividades serão das 9 às 11 horas, a partir de lives (vídeos ao vivo). O evento será realizado por meio de uma plataforma online e será transmitido pelo Youtube.

O Fórum Paranaense de Turismo Religioso tem como proposta contribuir para a qualificação do setor religioso no Estado, aumentar o fluxo de visitantes e melhorar a economia regional. Neste ano, Paranaguá sediaria o evento. Devido à pandemia, os organizadores optaram pelo não cancelamento e a adaptação da programação com as ferramentas disponíveis na internet. Além de evento técnico da área do turismo, o Fórum é uma oportunidade de reflexão sobre o momento atual, já que o turismo religioso, assim como as demais modalidades, está praticamente parado, fazendo com que romeiros e excursionistas em geral deixem de visitar atrativos ligados à religiosidade.

Assine e navegue sem anúncios [+]

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. OK