Divulgação/Assessoria de imprensa

A cada ano a Câmara de Vereadores de São Paulo oferece o “Prêmio Homens de Destaque” a pessoas que se sobressaem de maneira relevante em suas áreas. Trata-se de uma iniciativa de seu presidente, o vereador Eduardo Tuma (PSDB). Neste ano a premiação ocorrerá em 11 de novembro às 19h00 e cerca de 50 personalidades serão agraciadas. Entre elas estão profissionais que atuam em diversos segmentos da sociedade paulistana e brasileira, como professores, médicos, advogados, juízes, políticos, militares, empresários e integrantes de ONGs, entre outros.

A novidade em 2019 é que entre os homenageados estará também – e pela primeira vez – um ufólogo. Será Ademar José Gevaerd, editor da Revista UFO, a publicação de Ufologia mais antiga do mundo, que se dedica à pesquisa dos discos voadores há 40 anos. É referência na área no Brasil e já fez conferências em cerca de 60 países. Gevaerd é nascido em Maringá mas passou quase toda sua vida em Campo Grande, onde também criou, nos anos 80, o Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), a maior entidade de estudos ufológicos do Hemisfério Sul. Desde 2008 ele reside em Curitiba.

Gevaerd tem presença constante em programas dos canais History Channel, Discovery, NetGeo, Globo etc. Em 2004 criou a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e por meio dela foi lançada a campanha “UFOs: Liberdade de Informação Já” para pedir ao Governo Brasileiro que abrisse seus arquivos secretos sobre ocorrências ufológicas; Deu certo, o Governo atendeu e hoje há mais de 20 mil páginas já disponibilizadas no Arquivo Nacional, em Brasília.

O pesquisador é idealizador de quatro séries de congressos que vêm mudando a face da Ufologia Brasileira: o Fórum Mundial de Ufologia, que está em sua 9ª edição e se realiza anualmente, o Fórum Mundial de Contatados, na 5ª edição, os Congressos Brasileiros de Ufologia, este em sua em sua 23ª edição, além do UFO Summit Brazil. Fora estes, organiza e promove eventos também em vários municípios do país, sendo, há 8 anos, o convidado da Prefeitura de Peruíbe, em São Paulo, para coordenar seu Encontro Ufológico Anual de Peruíbe.