Estudantes interessados em fazer o próximo concurso vestibular da Universidade Federal do Paraná já podem se inscrever no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br. O prazo vai até o dia 16 de setembro. A UFPR oferece 4.500 vagas para o vestibular e 1.596 pelo processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que leva em conta as notas do Enem. Para 2013, há diversos cursos novos, Fisioterapia em Curitiba; Licenciatura em Ciências Exatas em Pontal do Paraná e ainda Engenharia em Aquicultura, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação para o campus de Palotina. Além dos cursos novos, as outras áreas também têm vagas reservadas para o Sisu.

Como nos anos anteriores o vestibular será em duas etapas, dia 3 de novembro, um domingo, no turno da tarde com cinco horas de duração. E os aprovados nesta fase farão a segunda etapa dias 1º e 2 de dezembro. A taxa de inscrição, que deve ser paga nas agências bancárias, é de R$80,00. Os candidatos que se inscrevem como treineiros pagam R$79,00.

No último concurso a UFPR inscreveu 41.539 candidatos. Neste concurso há 40% das vagas reservadas para cotas sociais e raciais. A UFPR foi uma das primeiras instituições a implantar o sistema de cotas, em 2004.

No site: www.nc.ufpr.br os estudantes encontram o edital do concurso e também o guia do candidato.

NOVA ESTRUTURA – Em 2013, começa a funcionar uma nova estrutura da UFPR em Jandaia do Sul, no Norte do Estado. Será o sétimo campus fora de Curitiba e abre com cinco cursos, todos com 50 vagas. São Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação. As vagas para esses cursos são para o Sisu. Só pode concorrer quem fizer o Enem (dias 26 e 27 de novembro). Jandaia do Sul fica a 384 quilômetros de Curitiba, com pouco mais de vinte mil moradores. Faz parte da região do Vale do Ivaí, que reúne 28 cidades.