Uma pesquisa nacional inédita revela o perfil socioeconômico de refugiados no Brasil. A pesquisa está em finalização e é organizada pelo ACNUR/ONU, com participação do  Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e IBGE, e será apresentada em reunião durante Conferência da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Os principais resultados da pesquisa serão debatidos durante o IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello- ACNUR e III Conferência Latino-Americana sobre Refúgio, Migração e Apatridia, nos dias 12, 13, 14 de setembro, no prédio histórico da UFPR.

Os pesquisadores usam uma plataforma desenvolvida pela Harvard Humanitarian para pesquisas em áreas de atuação humanitária em todo o mundo, através de tablets fornecidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ( ACNUR).

A coordenação nacional da pesquisa está  sob a responsabilidade do professor Márcio Oliveira de Sociologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que lidera o Grupo de Pesquisa Migrações Internacionais e Multiculturalismo, já a coordenação no Paraná está a cargo da Professora Tatyana Friedrich, uma das coordenadoras do  Projeto de Extensão Refúgio, Migrações, e Hospitalidade do Direito.

O Seminário é uma das ações desenvolvidas pela  Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR, coordenada pelo Professor José Antonio Peres Gediel. A Cátedra é composta de 5 projetos e faz parte do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira. Dentro dos serviços oferecidos estão: aulas de português brasileiro para migração humanitária, atendimento jurídico, atendimento psicológico, políticas universitárias de inclusão e revalidação de diploma de migrantes e refugiados.

Data: 12, 13 e 14/09/2018

Local: Faculdade de Direito da UFPR

Endereço: Prédio Histórico da UFPR

Praça Santos Andrade, 50