Publicidade
Projeto de extensão

UFPR procura crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesos para programa de treino

Programa Qualidade de Vida seleciona crian\u00e7as com mais de 11 anos de idade
Programa Qualidade de Vida seleciona crian\u00e7as com mais de 11 anos de idade (Foto: Arquivo/Bem Paraná)

O Núcleo de Qualidade de Vida (NGV) da UFPR, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, oferece vagas para crianças e adolescentes com mais de 11 anos com sobrepeso e obesidade participarem de um programa de exercícios físicos na água. Chamado de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) Aquático, o programa será realizado ao longo de 12 semanas em Curitiba. Nesse período, serão coletadas informações referentes ao organismo dos participantes.

A professora e pesquisadora Maria de Fátima Lopes, responsável pelo HIIT Aquático, conta que o objetivo da pesquisa é investigar o papel do exercício físico programado, coordenado com orientação alimentar, sobre as complicações decorrentes da obesidade em crianças e adolescentes. A participação é gratuita.

Alunos de graduação, mestrado e doutorado e professores de Educação Física serão os responsáveis pelo planejamento, pelas avaliações físicas, prescrição, execução e controle do programa de exercícios físicos. Já a médica Neiva Leite, coordenadora-geral do projeto e responsável pelo NQV, fará o acompanhamento clínico dos participantes, conforme exigido pelas normas éticas para a pesquisa no Brasil.

Como participar

Os responsáveis pela criança ou adolescente que quer se voluntariar podem agendar avaliação com os membros do grupo de pesquisa pelo telefone do NQV-UFPR, (41) 3360-4326, ou pelo (41) 9-9525-3693. As avaliações são necessárias para confirmar se o perfil dos interessados se adequa à pesquisa.

A sede do NQV está localizada no Departamento de Educação Física (R. Coração de Maria, 92, Jardim Botânico).

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES