Coluna do Fiani

Última apresentação

(Foto: Divulgação)

Termina nesse final de semana a deliciosa comédia LOUCURAS A DOIS. A peça está em cartaz Teatro Lala Schneider, que está com suas portas abertas e respeitando todas as normas de segurança. O teatro, único com programação em Curitiba, tem limitação de 50 espectadores, distanciamento e sistema de exaustão. Em cena dois grandes atores do teatro curitibano: Fernanda Bahl e Marcyo Luz. A peça faz sua duas última apresentação sábado 20h. Imperdível! 

LOUCURAS A DOIS

Sábado – 20h

Ingressos: R$ 50, e $ 25, (Meia-entrada)

Teatro LALA

Rua 13 de maio 629 – São Francisco

Inf 41 32324499 www.teatrolala.com.br 


MOSTRA PARA CRIANÇAS 

A ATINJ/PR – (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná) promove até 15 de novembro a MOSTRA ATINJ PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES/ ONLINE, patrocinado pelo PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA e EBANX. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades. As apresentações estão acontecendo no formato ONLINE, na plataforma do youtube, da ATINJ/PR, e conta com 20 apresentações, de 08 espetáculos de várias companhias.

Destas, 14 apresentações acontecem em dias letivos, sempre em duas sessões.

As apresentações dos finais de semana (SEIS APRESENTAÇÕES) serão transmitidas ao vivo, onde o espectador poderá interagir com os atores. Os links das apresentações estão disponíveis na página da https://mostraatinj.blogspot.com/ . Além das apresentações, também haverá atividades de caráter formativo, como oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba. Estas atividades serão realizadas através da plataforma zoom. A presidente da Associação, Fátima Ortiz comenta que a mostra ATINJ  vem  nestes tempos desafiadores  encontrar-se com as crianças, com as famílias  com os artistas e educadores,  apostando  na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “O teatro pode trazer muitas motivações para os pequenos e ajudá-los a dar sentido aos acontecimentos da vida. Estamos apostando nos valores perenes da arte enquanto forma de expressão do mundo simbólico na sua dimensão de troca. Nessa troca o belo se completa com a alegria e o prazer que emanam da convivência criativa.” O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano, transmitidas ONLINE. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade. 


 

MERCADO DA MÚSICA 

Depois de um ano praticamente estagnado, o mercado da música ensaia a recuperação em 2021. O primeiro evento dirigido para a geração de negócios no pós-pandemia dedicado a esse mercado acontece de 26 de novembro a 5 de dezembro de 2020 e pretende estimular a criação em diferentes ritmos e estilos musicais representativos da produção musical brasileira, em todos os estados. O Conecta+ Música e Mercado é uma plataforma online que vai disponibilizar mais de 150 eventos e conteúdo profissionalizante e técnico para quem atua com áudio, criação em música, shows e produção. O evento está dividido em quatro eixos: conteúdo, exposição, networking e ofertas. "O objetivo é atingir uma ampla comunidade musical, que inclui rock, MPB, viola nordestina, emboladores e até mesmo DJs. Quanto mais incentivarmos a criação, mais possibilidades teremos de movimentar o mercado ligado à música", explica o diretor do Conecta+ Música & Mercado, Daniel Neves. Para o público, uma das atrações serão as ofertas de Black Friday das 50 marcas e fabricantes que participam da iniciativa. Entre as oportunidades, estão promoções de instrumentos musicais, equipamentos, acessórios, áudio profissional e iluminação, entre outros produtos. A programação terá encontros sobre rock, ópera, produção musical do Brasil e de outros países, música para videogames, entre outros assuntos. O evento tem o apoio da NAMM, associação norte-americana da indústria da música.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

https://musicaemercado.org/evento-conecta-musica-mercado-reunira-o-brasil-em-prol-da-musica/


Programação especial no Mês da Consciência Negra

No Mês da Consciência Negra, o GNT.Doc exibe documentários que levantam discussões relevantes ao movimento negro, que luta igualdade racial. Os longas são exibidos toda segunda-feira, à 0h, com reapresentações aos sábados, às 2h, e aos domingos, às 23h15. Na próxima segunda – 16/11 – o público vai poder rever o episódio "Racismo e Resistência", da primeira temporada da série documental "Quebrando o Tabu", em que a equipe mergulha em uma análise afiada a fim de desconstruir a ideia da democracia racial. O filme explora as barreiras estruturais enfrentadas por milhares de brasileiros negros, 130 anos após a abolição da escravidão. Vencedor do prêmio internacional MIPCOM Diversify TV Excellence 2019, na categoria "Representatividade de Raça e Étnica" (Representation of Race and Ethnicity), "Racismo e Resistência" foi exibido pela primeira vez em 2018, no GNT. Para encerrar a programação especial, no dia 23, o GNT.Doc exibe "Carolina", um documentário sobre a vida da escritora Carolina Maria de Jesus, narrada através das falas de sua filha Vera Eunice, do biógrafo Tom Farias, das atrizes Andréia Ribeiro e Cyda Moreno. E, já disponível no App Canais Globo, o longa "Mulheres Guerreiras com Lupita Nyong’o" traz a atriz em visita ao Benin para descobrir a inspiração das guerreiras de elite que protegiam o rei no filme "Pantera Negra". No caminho, ela desvenda a trajetória das Agoji e entende um pouco do reino de Daomé.