Reprodução/Revista Placar – Viola na capa da revista Placar: jogador polêmico

O Paraná Clube defende uma invencilidade em Campinas (SP) no próximo sábado, quando enfrenta o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, às 11 horas, pela 23ª rodada da Série B. O time paranaense não perde como visitante para esse rival desde 2004.

A derrota em 2004 foi pela 8ª rodada do Brasileirão, com gol do centroavante Viola, que disputou a Copa do Mundo de 1994 com a seleção brasileira e era famoso pelas comemorações polêmicas. Veja a ficha técnica daquela partida:

BRASILEIRÃO 2004
8ª rodada, 30 de maio
GUARANI 1 x 0 PARANÁ
GUARANI: Jean; Dida, Paulo André, Juninho (Thiago) e Adílio; Roberto, Sidney, Simão (Reinaldo) e Alexandre; Jônatas (Sandro Hiroshi) e Viola. Técnico: Zetti
PARANÁ: Flávio; Cláudio, Fernando Lombardi, Nelinho (Carlinhos) e Edinho; Nilson, Goiano, William (Wesley) e Fernando; Wellington Paulista e Galvão. Técnico: Paulo Campos
Gol: Viola (12-1)
Árbitro: Álvaro Azeredo Quelhas (MG)
Público: 2319 pagantes
Local: Estádio Brinco de Ouro

Desde aquela derrota, em 2004, o Paraná enfrentou mais quatro partidas como visitante contra o Guarani. Venceu duas e empatou mais duas. Todos esses quatro confrontos foram pela Série B. Em 2009, o time paranaense ganhou por 2 a 1, com gols do meia Davi e do centroavante Alex Afonso, com assistências do volante João Paulo e do lateral-esquerdo Fabinho. A equipe era comandada pelo técnico Sérgio Soares.

A outra vitória em Campinas foi em 2017, no ano do acesso à primeira divisão. O Paraná, comandado pelo técnico Matheus Costa, venceu por 4 a 0, com gols dos meias João Pedro e Renatinho, do zagueiro Iago Maidana e do lateral-direito Cristovam.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS
Entre Paraná e Guarani, com mando do clube de Campinas
2004 Guarani 1×0 Paraná — Brasileirão
2009 Guarani 1×2 Paraná — Série B
2011 Guarani 1×1 Paraná — Série B
2012 Guarani 0x0 Paraná — Série B
2017 Guarani 0x4 Paraná — Série B

O Guarani está em penúltimo lugar da Série B, mas começou a reagir. Venceu três dos últimos quatro jogos. Como mandante, soma quatro vitórias, um empate e cinco derrotas na competição.

Já o Paraná é o quarto melhor visitante da Série B, com cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas.