Divulgação/Ferroviária

O Cianorte, último representante paranaense na Série D do Brasileirão 2019, avançou para as oitavas de final da competição. No domingo (23), jogando no Albino Turbay, em Cinaorte, o Leão do Vale eliminou a Ferroviária (SP) nos pênaltis depois de empate em 0 a 0. Na partida de ida, em São Paulo, o jogo também terminou empatado sem gols. Agora o time paranaense enfrenta o Caxias (RS).

O Leão do Vale está de volta à uma fase de oitavas de final da Série D – a última havia acontecido em 2012. 

Os outros times paranaenses na Série D 2019 eram Maringá e Foz do Iguaçu, que cairam ainda na fase de grupos.

O JOGO

O sol era forte e o adversário também. O Cianorte entrou disposto a sufocar o rival paulista neste domingo. Mas não foi bem assim que jogo se iniciou: a primeira – as primeiras – oportunidade foi da Locomotiva, que tomou as rédeas da partida e, logo no primeiro terço do jogo, teve algumas oportunidades, como uma bola na trave aos 33” do 1º tempo.

O técnico Bolívar colocou Guioto e Rodrigo Alves, nas vagas de Calabres e Madalena; Frontini teve nova oportunidade, entrando no lugar de Wesley, e colocou fogo no jogo.

O Leão equilibrou o jogo na segunda etapa e foi quem chegou com mais perigo – uma bola na trave e alguns lances de perigo defendidos pelo goleiro – mas nada de gol.

A partida foi para os pênaltis. Pelo Cianorte, Tom, Frontini, Weriton e Rodrigo Alves converteram todas as cobranças. O camisa 1 do Leão, Bruno, foi decisivo, ao defender o chute de Raul. Ele também contou com a sorte quando o colega de posição, Gabriel Leite, chutou para fora, encerrando a disputa.

Ao fim do jogo, o arqueiro revelou que estudou a cobrança dos adversários. “A gente fez um estudo durante a semana, o nosso analista passou todas as possibilidades de pênaltis do time deles, então estudamos bastante e fomos preparados para o jogo. A gente sabia os cantos e as situações. E graças a Deus pude ser feliz e fazer a defesa”, contou.

OITAVAS DE FINAL

O Cianorte vai enfrentar o Caxias nas oitavas de final da Série D. A equipe gaúcha eliminou o Avenida-RS, neste domingo, também nos pênaltis, por 6 a 5. As datas e horários dos dois jogos serão confirmados pela CBF, nesta segunda-feira.