Ontem, Curitiba recebeu mais uma edição do Dia Mundial do Fusca. O tradicional encontro dos apaixonados por esse clássico veículo foi no pátio da Concessionária Copava, sede do Cabral. Foram 150 veículos em exposição, entre Fuscas e modelos Volkswagen derivados, e mais de 1000 visitantes ao longo do encontro.

As atrações começaramcom a formação de um mosaico gigante com os fuscas participantes, ao longo do dia houve bandas de rock, sorteio de brindes, votação da Garota Vintage DMF 2015 e também uma transmissão ao vivo com Alexander Gromow, criador do Dia Mundial do Fusca, direto de Bad Camberg, na Alemanha, cidade onde a data foi lançada mundialmente.

O evento ocorre um dia antes da data oficial em comemoração ao veículo de maior sucesso da Volkswagen, comemorado hoje. O Volkswagen Sedan, popularmente conhecido como Fusca, existe há cerca de 60 anos. Ele surgiu na Alemanha nazista – tendo sido criado por Ferdinand Porsche, a pedido de Hitler – e acabou ganhando o mundo como um dos carros mais populares da história. Foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e líder de vendas por vários anos consecutivos.O carro que já fez parte de muitas famílias brasileiras completa mais um aniversário, mas segue perseguido por polêmicas quanto a seu surgimento. De toda forma, uma das hipóteses mais aceitas diz que o contrato de produção inicial do Volkswagen foi assinado em 22 de junho de 1934. Sendo assim, são 85 anos.

O Dia Mundial do Fusca completou 20 anos em 2015. Em Curitiba, ele é organizado pela Concessionária Copava, Rebuli Eventos Automotivos e Fusca Mania Clube Curitiba.

Curiosidades
-Após um longo período de desenvolvimento, as primeiras unidades foram produzidas em 1938. A produção comercial do carro foi impedida pela 2ª Guerra Mundial, sendo efetivada apenas em 1946

-No Brasil, o carro chegou em 1950 como produto de importação, passou a ser montado sem nenhuma peça brasileira.Apenas em 1959 o carro passou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

-Em, 1986, o projeto do Fusca seria encerrado, aos 27 anos de Brasil. A aposentadoria durou até 1993 quando, por sugestão do então de Itamar Franco, a Volkswagen voltou a fabricar o modelo. Mas só ficou até 1996