Um em cada cinco adolescentes já experimentou álcool pelo menos uma vez. Destes, aproximadamente 25% têm menos de 12 anos de idade. Os dados constam em um estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, de 2016, e serão tema de um evento da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), neste sábado (26), em Curitiba. O evento tem o tema ‘Mexa-se! Saúde na Cabeça. Álcool e Tabaco, Esqueça’ e conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Com o tabaco, a realidade não é diferente. Estudos da Universidade Estadual de Maringá mostram que 12% dos adolescentes do país já experimentaram tabaco (destes, a maioria é mulher).

Precisamos conscientizar a população dos malefícios que estas drogas lícitas podem causar e tomarmos cuidado, pois elas também podem ser o caminho para drogas ilícitas. Tanto o álcool quanto o tabaco contribuem muito para o aumento da mortalidade dos jovens no país, enfatizou a pediatra da Divisão de Saúde da Criança, Iolanda Maria Novadzki.

Adolescentes que começam a beber antes dos 15 anos apresentam quatro vezes mais predisposição para se tornarem adultos dependentes do álcool. Ao mesmo tempo, 90% dos fumantes iniciam o seu uso antes dos 19 anos e 50% dos adolescentes que experimentaram um cigarro se tornam adultos fumantes.

Esta é uma luta que profissionais e população precisam estar juntos. Apenas assim vamos conseguir diminuir os males que estas drogas causam, reiterou a pediatra.

SERVIÇO

‘Mexa-se! Saúde na Cabeça. Álcool e Tabaco, Esqueça’

Data: sábado – 26/08/2017

Horário: 8h às 12h

Local: Sede da Sociedade Paranaense de Pediatria

Endereço: Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 550 – Mercês – Curitiba-PR

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.spp.org.br. Quem desejar mais informações pode entrar em contato pelo telefone (41) 3223-2570 ou email [email protected].