Uma espécie de bomba-relógio invisível, fomentada pela correria do dia a dia, os altos níveis de estresse, a má alimentação, a obesidade e o sedentarismo, acomete cada vez mais pessoas. Atualmente, um em cada quatro curitibanos sofre de hipertensão arterial, a famosa pressão alta, considerado o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Hoje, inclusive, é o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, data cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a doença, que atinge 25,9% dos curitibanos, segundo dados do Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico), divulgado pelo Ministério da Saúde.
Nos últimos anos, inclusive, tem crescido de forma alarmante o número de pessoas que possuem a doença. Prova disso é que em 2011 o percentual de adultos que apontavam sofrer do problema era bem menor que o atual, de 19%. O índice atual, contudo, pode ser ainda maior do que o verificado pelo Vigitel, já que muitos pacientes sequer sabem que são hipertensos, uma vez que a doença nem sempre apresenta sintomas, é invisível. 
Vale destacar ainda que a hipertensão é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Por outro lado, pode ser controlada com medicamentos e bons hábitos de vida. como exercícios físicos, alimentação regrada, sem cigarros e bebida alcoólica. 
Do contrário, a doença pode ter graves consequências, atacando os vasos, coração, rins e cerébros. Não à toa, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 

Hospital faz campanha em posto de combustível: calibrar a saúde
Hoje, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, enfermeiros do Hospital São Vicente abordarão os motoristas do Auto Posto São Vicente (na esquina da Vicente Machado com a Brigadeiro Franco) para aferir a pressão arterial. A ação será das 8h30 às 12 horas. A ideia é chamar a atenção para o cuidado que o corpo humano precisa. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam olhando para a saúde apenas quando percebem algum sintoma grave, em vez de fazer consultas frequentes ao médico. Por isso, a chamada da Campanha será “Enquanto abastece seu carro, que tal calibrar sua saúde? 12×8”. Acima dos 65 anos, metade da população será hipertensa, e é mais precoce em quem fuma.

10 Mandamentos contra a pressão alta
Meça a pressão pelo menos uma vez por ano
Pratique atividades físicas todos os dias
Mantenha o peso ideal, evite a obesidade
Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba
Abandone o cigarro
Nunca pare o tratamento, é para a vida toda
Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde
Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer
Ame e seja amado
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)