Campeonato Paranaense

Único invicto, FC Cascavel dá aula de futebol e vence o Coritiba no Couto Pereira

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 3 a 2 para o FC Cascavel nessa segunda-feira (dia 3) à noite, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 2º lugar, com 13 pontos em 7 jogos. A equipe do Interior está na 4ª colocação, com 12 pontos em 8 jogos. Se não tivesse perdido seis pontos no TJD-PR, por escalação irregular de um jogador, estaria isolado na liderança, com 18 pontos.

Após o final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final.

O próximo jogo do Coritiba será na quinta-feira (dia 6), contra o Athletico, na Arena.

Essa foi a 9ª partida do Coritiba na temporada 2021, agora com 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES —  notas para os jogadores do Coritiba.

INVICTO
O FC Cascavel é o único invicto do Paranaense 2021, com 5 vitórias e 3 empates. O Coritiba não havia perdido como mandante na temporada 2021 — foram 4 vitórias e 1 empate antes dessa partida.

ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho marcou mais um e chegou a 6 gols em 6 jogos pelo Coritiba.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o FC Cascavel deu uma aula de futebol no primeiro tempo, com marcação quase perfeita, trocas rápidas de passes e movimentação inteligente. O Coritiba demorou a reagir, mas também viveu bons momentos na partida. No segundo tempo, o time do Interior recuou e diminuiu o ritmo, mas chegou à vitória com mais dois gols.

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo conseguiu repetir a escalação da goleada sobre o Paraná. As novidades estavam no banco, com o volante Jhony Douglas (ex-Paraná Clube) e o atacante Dalberto (ex-Sport e Juventude). Os dois entraram no 2º tempo e estrearam pelo novo clube. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com a linha de três com Waguininho e Igor Paixão como extremos, e Rafinha centralizado.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve 30 minutos de domínio absoluto do Cascavel, que jogou à vontade e com a dinâmica de um time de futsal (toques rápidos, muita movimentação e marcação intensa). Foram quatro boas jogadas do time do Interior nesse período, além do gol, aos 20 minutos, em chute de longe de Léo Itaperuna (ex-Paraná Clube), que entrou no ângulo. O Coritiba reagiu a partir dos 30 e criou duas chances: uma em belo passe de Rafinha, finalizado por Léo Gamalho, e outro em cruzamento de Igor, que forçou duas boas defesas do goleiro (uma em cabeceio de Gamalho e outra em finalização de Igor Paixão).

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Coritiba encaixou a marcação, dificultou a saída de bola do adversário e começou a ganhar terreno. O FC Cascavel recuou e demonstrou algum cansaço, sem repetir a intensidade da primeira etapa. Aos 8, Igor Paixão fez boa jogada para Rafinha, que fintou e chutou. Lucas cortou com o braço. Pênalti. Gamalho cobrou e converteu, empatando o jogo. O time da capital mandou no jogo nesse início de segundo tempo. Aos 17, as primeiras substituições, com as entradas de Dalberto e Cerutti nas pontas. Aos 18, o Cascavel fez 2 a 1, em belo passe de Oberdan para Giaretta, livre na área, chutar no canto. O gol parece ter abalado o Coritiba, que perdeu o controle e levou o terceiro gol aos 27, em falha individual de Luciano Castán, que tentou cortar cruzamento do meia João Pedro (ex-Paraná e Athletico) e acabou marcando contra. Aos 36, entraram o zagueiro Nathan Ribeiro e o meia Tailson no Coritiba. Aos 42, Jhony Douglas entrou no lugar de Val.

CORITIBA 2x3 FC CASCAVEL
Coritiba: Wilson; Igor, Wellington Carvalho (Nathan Ribeiro), Luciano Castán e Romário; Willian Farias e Val (Jhony Douglas); Waguininho (Cerutti), Rafinha (Tailson) e Igor Paixão (Dalberto); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.
FC Cascavel: Ricardo; Libano, Lucas, Giaretta, Willian e Carlinhos (Afonso); Oberdan, Robinho (Peu) e Gama; Léo Itaperuna (Duda) e Rogério (João Pedro). Técnico: Tcheco
Gols: Léo Itaperuna (20-1º), Léo Gamalho (9-2º), Giaretta (18-2º), Luciano Castán, contra (27-2º), e Willian Farias (37-2º)
Cartões amarelos: Rafinha, Nathan Ribeiro, Cerutti, Léo Gamalho (Coxa). Lucas, Ricardo (Cas)
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 - Boa troca de passes do Cascavel. Carlinhos chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
14 - Gama solta a bomba de longe. A bola desvia na zaga e exige boa defesa de Wilson.
20 - Gol do Cascavel. Léo Itaperuna arrisca de longe e acerta no ângulo. Golaço.
24 - Carlinhos invade a área e chuta cruzado. Wilson espalma.
29 - Val tropeça e perde a bola na defesa. Robinho puxa contra-ataque do Cascavel com três contra dois. Ele erra o passe e perde grande chance.
30 - Rafinha dá bom passe para Gamalho, na área. Ele gira e chuta perto, sobre o gol.
37 - Igor cruza. Gamalho cabeceia. O goleiro tira de soco. Igor Paixão cabeceia. O goleiro salva de novo.
45 - Oberdan dispara, invade a área e tenta encobrir Wilson. O goleiro defende.

Segundo tempo
8 - Igor Paixão faz boa jogada na ponta e rola para Rafinha, na área. Ele finta o zagueiro e chuta. Lucas bloqueia com a mão. Pênalti.
9 - Gol do Coritiba. Léo Gamalho cobra no cantinho. O goleiro erra o lado.
18 - Gol do FC Cascavel. Giaretta tabela com Oberdan, recebe na área e chuta cruzado, no cantinho.
27 - Gol do FC Cascavel. João Pedro cruza da esquerda. Luciano Castán tenta cortar e marca contra.
36 - Gol do Coritiba. Willian Farias finta um e chuta forte, de longe. A bola desvia, mata o goleiro e entra no alto.