Câncer de mama

Unidades de saúde de Curitiba têm programação especial para o Outubro Rosa

(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Com o mote Prevenir é um Ato de Coragem. Lute Pelo que te Faz Feliz, a campanha Outubro Rosa 2018 já está em toda a rede de saúde de Curitiba. Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde contarão com uma programação especial. O objetivo é chamar a atenção da população sobre o autocuidado e exames de rotina para prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero.

"A prevenção é importante durante todo o ano, mas o Outubro Rosa tornou-se um marco para relembrarmos as mulheres para que não se descuidem”, afirma a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Cada unidade de saúde é responsável pela sua agenda, que pode sofrer alterações. Para saber mais detalhes, portanto, a orientação é que a usuária busque diretamente o posto de saúde, para se informar e, caso necessário, se inscrever nas atividades.

De forma geral, as unidades de saúde de Curitiba intensificam neste mês de outubro a coleta de preventivo, reforçam a solicitação de encaminhamentos para mamografia para mulheres que estão na faixa etária alvo (50 anos ou mais), fazem palestras nas salas de espera, com conscientização sobre o autocuidado, capricham na decoração e fazem atividade lúdicas.

Algumas unidades, ainda, optam por abrir eventualmente em algum sábado, durante o mês de outubro, para realizar coleta de preventivo e fazer atividades com a comunidade. “Cada unidade trabalha de acordo com as necessidades da região onde fica. Então, é importante que a mulher se informe na sua unidade sobre como será a programação”, explica a diretora de atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Allegretti.

Atividades especiais

No distrito sanitário de Santa Felicidade, a Unidade de Saúde Santa Felicidade promove campanha de arrecadação de lenços para mulheres que passaram por quimioterapia. Um varal ficará disponível para receber as doações.

No dia 23 de outubro, acontecerá o já tradicional Baile Outubro Rosa, no período da tarde, no Salão da Paróquia do Órleans, promovido pelo distrito sanitário de Santa Felicidade, com o apoio da administração regional e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

No distrito sanitário do Bairro Novo, a unidade João Cândido também promove um Baile Rosa, no dia 9 de outubro, às 14h, na comunidade Santa Izabel. Já a unidade Parigot de Souza realiza uma caminhada pela saúde no dia 18 de outubro, com saída às 9h30 do posto.

No Cajuru, a unidade de saúde São Domingos promove orientações sobre cuidado com os pés (24/10), aulas de maquiagem e cuidado com a autoestima (17/10).

No Portão, a unidade Parolin faz uma caminhada no dia 18, saindo do posto a partir das 8h30. No dia 24 é a vez da caminhada promovida pela unidade de saúde Vila Guaíra.

Cuidados

O câncer de mama é o câncer que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O risco cresce, principalmente, após os 50 anos.

Por isso, diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para a cura. Em Curitiba, a acompanhamento da saúde da mulher pode ser feito nas 111 unidades básicas de saúde. É a unidade que encaminha a mulher para a realização da mamografia em um dos prestadores de serviço da rede.

Para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou de ovário, deve procurar orientação na unidade de saúde para realização precoce de acompanhamento.

Outra recomendação é a realização periódica do autoexame das mamas. Caso alguma alteração seja encontrada, deve-se procurar um profissional de saúde. “Nós não temos fila para marcação da mamografia, então é importante que as mulheres busquem a sua unidade de saúde para fazer o acompanhamento”, enfatiza Márcia.

Prevenção para as mulheres

- Evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas;

- Controle o peso com uma alimentação saudável;

- Lembre-se também que a amamentação ajudar a proteger contra o câncer de mama;

- Faça regularmente o autoexame das mamas, logo depois do período menstrual. Caso encontre alguma alteração, procure um profissional de saúde;

- Se você tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, procure orientações de um profissional de saúde;

- Se você tem 50 anos ou mais, o exame de rotina deve ser feito a cada dois anos;

-  A rede pública oferece em 110 unidades básicas de saúde vacinação contra o HPV para a meninas de 9 a 14 anos. A vacina protege contra o câncer de colo de útero.