Jaelson Lucas/SMCS

Até a próxima sexta-feira feira (14/6), 42 novos médicos vão reforçar o atendimento à população de Curitiba. Serão 12 pediatras e 18 clínicos no quadro das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e mais 12 médicos para as unidades básicas de saúde.

Os profissionais serão contratados por processo seletivo simplificado pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), que integra a administração indireta da Prefeitura. O contrato, em caráter excepcional e temporário, terá validade de seis meses, podendo ser renovado por mais seis meses.

A diretora de Atenção à Saúde da Feaes, Tatiana Filipak, explica que a contratação será feita por causa do aumento sazonal do atendimento, principalmente o infantil, resultante de problemas respiratórios típicos desta época do ano. “Entendemos a importância da presença do profissional para atender os casos de urgência e emergência infantil, por isso estamos contratando todos os pediatras que se inscreveram neste processo seletivo”, destaca Tatiana.

Em 2019, a Feaes fez a contratação de outros nove pediatras para as UPAs.

Atenção Básica
No início de maio, por meio de Processo Seletivo Interno, a fundação contratou mais 30 médicos para as unidades de saúde. Eles se somaram a outros 55 médicos aprovados em concurso público da Prefeitura de Curitiba e contratados em 2018 e 2019 – 25 só nos últimos meses. Recentemente, a Prefeitura esgotou o banco do último concurso de médicos, chamando todos os aprovados.

Os 30 novos profissionais reforçam o atendimento em unidades de saúde de oito regionais: Boa Vista, Bairro Novo, CIC, Cajuru, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. Eles foram distribuídos em postos de saúde com vagas em aberto após um remanejamento interno que cobriu déficit em locais com alta vulnerabilidade e onde havia falta de profissionais.