Pandemia

Unioeste retoma aulas presenciais em quatro campus

(Foto: AEN)

Os alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) retornaram às salas de aula para continuar o ano letivo de 2021 nesta segunda-feira (24). Nesta manhã, os campus de Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo retornaram com 100% dos cursos de maneira presencial. Apenas em Foz do Iguaçu foram mantidas as atividades remotas por mais uma semana.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, acompanhou de perto a movimentação dos alunos neste primeiro dia de aula de 2022 e comentou sobre o início do ano letivo: “É importante retomar as atividades de maneira presencial. Precisamos lembrar que em novembro retornamos com alguns cursos de maneira presencial e as práticas dos cursos da Saúde ocorrem desde abril de 2021. É um momento que demanda cuidados, mas precisamos seguir adiante. É necessário que cada um se conscientize de que o cuidado pessoal é importante para a coletividade”, ressaltou.

Além de ser a casa dos estudantes da região Oeste do Paraná, a Unioeste também acolhe acadêmicos de diversas regiões do Brasil. A estudante Camila Mayumi saiu do interior de São Paulo para cursar Enfermagem no campus de Cascavel. Ela contou que escolheu a Unioeste pela grande estrutura disponibilizada aos alunos.

“Eu estou com uma expectativa boa, estou amando a cidade e tenho certeza de que vou amar a Universidade”, disse. “Escolhi a Unioeste pela estrutura da universidade e por não ser tão longe da minha cidade. A Unioeste possuiu um Hospital Universitário bom, assim como uma estrutura boa, por isso vim para cá”.

Caloura do curso de Enfermagem, Caroline Mandrick estava animada com a possibilidade de conhecer pessoalmente os colegas de turma e se mostrou ansiosa para o início de mais um ano de atividades. “Está sendo uma experiência bem interessante, pois eu sou de Cascavel, mas não conhecia a Unioeste, agora posso conhecer como é o curso, meus colegas e professores, então eu estou animada”, comentou.

Sobre o aproveitamento em sala de aula, Caroline disse que as atividades presenciais contribuem na qualidade do aprendizado. “Acredito que será mais fácil de aprender, principalmente as matérias práticas, pois será melhor a interação com os professores”, finalizou.

SEGURANÇA – Todos os campus da Unioeste estão preparados para receber os alunos de maneira segura, com a disponibilização de álcool gel na entrada de todas as salas, corredores e banheiros, obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento entre as carteiras, assim como a obrigatoriedade do comprovante vacinal por parte de acadêmicos, docentes e agentes universitários.