Reprodução/Portal UEL

As Universidades Estaduais do Paraná estão entre as melhores do Brasil segundo o World University Ranking 2019 divulgado pela revista inglesa Times Higher Education (THE), na quarta-feira (26). As instituições também se destacaram internacionalmente, aparecendo entre as 1.200 melhores do mundo. Os critérios de classificação variam de acordo com ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. O ranking avaliou mais de 1.200 universidades, de 86 países, sendo a maior tabela internacional publicada. Foram utilizados 13 indicadores de desempenho para fornecer as comparações. Esta é a 15ª edição do ranking da consultoria britânica.

POSIÇÃO – Entre as 36 universidades brasileiras ranqueadas, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a 5ª melhor estadual, se destacando nos conceitos de ensino e pesquisa. Logo em seguida, aparece a Estadual de Maringá (UEM), 7ª melhor universidade estadual. As categorias que a instituição obteve mais reconhecimento foram citações e ambiente seguro de ensino. A estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão classificadas em 8ª e 9ª lugar, respectivamente. As duas universidades alcançaram bons índices no que diz respeito a perspectiva internacional.

Já quando são comparadas a instituições de ensino superior da América Latina, o ranking coloca a UEL, UEM, UEPG e a Unicentro entre as 100 melhores universidades.