Franklin de Freitas

Um dos principais aliados no combate ao coronavírus, o álcool tem tido alta demanda nas diferentes regiões do país, sendo até mesmo difícil conseguir encontrar o produto em gel com facilidade. E para ajudar as instituições de saúde, universidades públicas do Paraná, como a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), uniram forças e estão usando seus laboratórios e a expertise dos docentes, técnicos e acadêmicos para garantir que o produto seja ofertado.

Gislene Mari Fujiwara, farmacêutica da UFPR, conta que desde o final de março a Farmácia Escola já estava produzindo álcool em gel, primeiro para atender a comunidade interna e depois, com a suspensão das aulas, para ajudar as instituições de saúde. Além das universidades públicas, a Defesa Civil e o Exército Brasileiro também estão juntos numa força-tarefa.

“Até o momento (semana passada), produzimos em torno de 260 litros aqui na Farmácia Escola. Na força-tarefa como um todo, porém, é uma quantidade muito maior”, diz Gislene, explicando ainda como é feita a produção. “Nós utilizamos uma fórmula padronizada, do formulário nacional, em que utilizamos um polímero que vai formar um gel. Adicionamos o álcool e a glicerina e depois distribuímos, já entregamos o produto nos frasquinhos”, explica.

A sociedade civil, no entanto, também está convidada a colaborar e ajudar a manter a produção para as instituições de saúde. Quem quiser mais informações sobre como contribuir, basta mandar um e-mail para [email protected].