Valdecir Galor/SMCS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara completou nesta terça-feira (22/5) um ano de funcionamento. Nestes primeiros 12 meses, a UPA já fez 105 mil atendimentos.

“O prefeito Rafael Greca tem um carinho especial por esta UPA. Desde que assumiu, queria muito abrir suas portas. É uma preocupação nossa o atendimento digno e com respeito ao cidadão curitibano”, destacou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, que se reuniu com os funcionários da UPA Tatuquara na manhã desta terça-feira (22/5) para o “Parabéns a Você". 

A abertura da UPA foi um compromisso de campanha cumprido pelo prefeito Rafael Greca e permitiu aos moradores do Distrito Sanitário Tatuquara o acesso mais próximo ao atendimento em situações de urgência e emergência. Nos oito postos de saúde da Regional Tatuquara são 156 mil usuários cadastrados.

A dona de casa Florinda Terezinha Padilha, 76 anos, recebeu um atendimento de emergência na Unidade e segue na sala de observação, acompanhada pela filha. “Se não tivesse a UPA Tatuquara, não sei o que seria, porque teria de ir até a UPA do Pinheirinho, que é muito longe da minha casa”, contou Florinda, que mora na região há quatro décadas.

Sua filha, a vendedora Marilda Padilha, 38, elogia o atendimento humanizado recebido. “Médicos muito atenciosos, cuidam desde dar ‘bom dia’ e sempre explicam tudo o que acontece com o paciente”, disse.

Abertura

Com 161 funcionários – entre eles 56 médicos e 82 profissionais de Enfermagem –, a Unidade tem capacidade para 400 atendimentos por dia.

A UPA estava pronta desde o final de 2016, na gestão anterior, mas faltava previsão orçamentária para contratação de funcionários e compra de equipamentos, o que foi solucionado em maio do ano passado, possibilitando sua abertura.

Estrutura

A Unidade tem duas salas de emergência e uma para sutura, 12 leitos para observação de adultos e cinco para observação pediátrica, dois quartos de isolamento (adulto e pediátrico), posto de enfermagem, seis consultórios, salas de eletrocardiografia, espaço acadêmico, farmácia e central de esterilização de materiais.

O local tem 2,5 mil m² de área para o público e 1 mil m² no piso superior para o setor administrativo, também abriga uma base do Samu e conta com apoio de helicóptero, o que deixa mais rápido o socorro e transporte de pacientes, quando necessário.

Presenças

Participaram da comemoração o administrator Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima, a supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara, Luciana Kusman, a diretora administrativo-financeiro da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Leila Cristina Duflot, a diretora de Atenção à Saúde da Feaes, Tatiane Filipak, lideranças comunitárias da região, agentes sanitários locais das unidades de saúde da região e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento.