A 2ª edição do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do mundo, será realizada na segunda quinzena de março de 2019. A informação foi confirmada, na última sexta-feira (4/5), por André Telles, sócio-fundador e diretor do iCities, empresa da capital que promove o evento com apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital. 

O Smart City Expo, criado pela Fira Internacional, acontece anualmente em Barcelona (Espanha) e teve neste ano uma edição realizada no Brasil pela primeira vez, nos dias 28 de fevereiro e 1.º de março, na capital paranaense. “O evento curitibano foi um sucesso, em todos os sentidos, recebendo mais de cinco mil visitantes nacionais e internacionais", salienta Telles. Como este ano, a edição 2019 irá ocorrer no Expo Renault Barigui.

O diretor da iCities lembra também que a capital foi escolhida para sediar o Smart City Expo por melhor representar no País o conceito de cidade inteligente. “Curitiba vem mostrando que é possível, sim, haver diálogo entre a gestão municipal e os empresários, de um lado, e com a população do outro. O conceito de cidade inteligente hoje passa por escutar a voz das pessoas e atendê-las, valendo-se da tecnologia”, justifica.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado ao município responsável pelo fomento do Vale do Pinhão, destaca que o ecossistema de inovação da capital foi o grande destaque da  1ª edição do Smart City Expo. “Um quarto do evento foi ocupado pelo Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço idealizado pela Prefeitura para mostrar as propostas do ecossistema de inovação de Curitiba para o incentivo à tecnologia, criação de startups, educação voltada à cultura da inovação, revitalização de regiões da capital e eficiência em todas as áreas da administração municipal”, frisa ela.

A presidente da Agência Curitiba observa ainda que, além de mostrar startups curitibanas que despontam nacionalmente e projetos de reocupação de vazios urbanos da cidade, o Smart Plaza Vale do Pinhão apresentou iniciativas pioneiras da gestão do prefeito Rafael Greca em áreas como saúde, educação, empreendedorismo, planejamento urbano e até agricultura urbana. Entre a iniciativas, os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; o aplicativo para smartphones Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município; e o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do País.

Até 2021

A Fira Barcelona concedeu a chancela do Smart City Expo para a empresa iCities por quatro anos. Com isso, o evento deve ser realizado em Curitiba, pelo menos, até 2021.

Na edição deste ano, 70 especialistas de todo o mundo apresentaram propostas para cidades inteligentes. Os debates se concentraram em temas como tecnologias disruptivas, governança, inovação digital e cidades sustentáveis.

Renomados profissionais participaram dos debates e palestras, como o arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), grupo mundialmente conhecido por analisar a forma como as tecnologias estão mudando o perceber, planejar e vivenciar as cidades; o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015; e Agustín Suárez, diretor-geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires.

Já a área de exposição de 800m², que teve como “coração” o Smart Plaza Vale do Pinhão, contou com a participação de diversas prefeituras do Brasil, comitivas internacionais e empresas que exibiram soluções inovadoras para a construção de serviços públicos mais eficientes.