Segurança

Urna eletrônica já tem boletim impresso e auditável

Eleitor que quiser um comprovante físico, em papel, do resultado da votação de sua seção eleitoral pode obtê-lo por meio do Boletim de Urna
Eleitor que quiser um comprovante físico, em papel, do resultado da votação de sua seção eleitoral pode obtê-lo por meio do Boletim de Urna (Foto: reprodução/You Tube)

Ao contrário do que diz o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores, a urna eletrônica já possui um boletim de urna impresso e auditável, disponível a qualquer eleitor nas seções eleitorais após o encerramento da votação. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral.

O eleitor que quiser um comprovante físico, em papel, do resultado da votação de sua seção eleitoral pode obtê-lo por meio do Boletim de Urna (BU). O BU é um relatório em papel emitido pela urna eletrônica ao final do pleito. Esse documento permite que fiscais de partidos e qualquer outra pessoa possam conferir imediatamente após o encerramento da eleição o quantitativo de votos existentes em todas as urnas. É com esse comprovante, emitido e publicado no final do pleito em cada seção eleitoral, que se pode conferir os resultados, inclusive comparando com o que é divulgado pela Justiça Eleitoral na internet.

Leia mais no blog Política em Debate