Valquir Aureliano

O uso de máscara neste domingo, 15 de novembro, no 1º turno das eleições municipais, será obrigatórios em todas as 22 mil seções eleitorais distribuidas no Paraná. “Pedimos que as pessoas já cheguem aos locais de votação com a máscara, respeitem as filas e o distanciamento social e levem a sua caneta para evitar o compartilhamento”, afirmou o desembargador Tito Campos de Paula, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nesta manhã de sexta-feira, 13.

Estiveram aindao presentes o secretário da Segurança Pública do Paraná (SESP), coronel Romulo Marinho Soares, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, e representantes das forças de segurança envolvidos no processo eleitoral. 

O desembargador declarou que a Justiça Eleitoral fez a parte dela em relação ao protocolo sanitário. Ele disse que a Justiça Eleitoral disponibilizou nove carretas de materiais, como álcool gel, máscaras e protetores faciais para os mesários. Além disso, o desembargador disse álcool gel será disponibilizado pelos eleitores quando chegarem à seção de votação e após deixarem a cabine. 

Outro apelo feito pelo presidente do TRE-PR é para que quem não for votar, não vá as seções para justificar o voto. “Quem não votar poderá baixar o programa no próprio celular para justificar ou ainda o fazer pelo período de 60 dias”, explica.  Vale ainda lembrar que neste ano, a votação começa mais cedo, a partir das 7 horas. A Justiça Eleitoral fez ainda um apelo para que quem tiver mair de 60 anos compareça às urnas entre as 7 e às 10 horas. 

A segurança será reforçada por mais de 10 mil homens, da Polícia Militar e Civil, nos 4 mil locais de votação. O secretário de Segurança reiterou que a Lei Seca neste ano estará em vigor da 5 horas de manhã às 17 horas de domingo. 

Ao todo, o TRE espera contar com o apoio dos mais de 8 milhões de eleitores do Paraná no sentido de evitarem a aglomeração e respeitarem às medidas sanitárias.