Reprodução/Decom UTFPR

Foi publicada na quarta-feira (7) a Instrução Normativa 25/2021, que mantém as atividades presenciais na Universidade Tecnológicca Federal do Paraná (UTFPR) até 10 de agosto, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a publicação, devem ser priorizadas as atividades administrativas remotas, de modo a garantir o funcionamento da unidade e o cumprimento das demandas. O acesso aos 13 campi continua restrito; além dos servidores com crachá ou identidade, é permitida a entrada apenas de estudantes; empresas; e participantes de programas de empreendedorismo, quando devidamente autorizada.

Caso seja necessária a realização de qualquer atividade presencial, é preciso observar a Instrução Normativa 17, que determina medidas, orientações e procedimentos obrigatórios. Na cartilha digital, são divulgadas as principais ações a serem adotadas, como: o uso da máscara em todos os espaços, o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, a manutenção de ambientes ventilados, a higienização constante das mãos, entre outros cuidados.

A normativa também estabelece que “quaisquer membros da UTFPR com sintomas compatíveis com a Covid-19, ainda que leves e não comprovados por exames laboratoriais, ou aqueles que porventura tiveram contato com pessoas comprovadamente infectadas, devem permanecer obrigatoriamente em atividade remota por pelo menos 14 dias”.

APNPs

Na UTFPR, o período letivo 2021.1 iniciou no último dia 16 e segue até 4 de setembro. Por conta da medidas de enfrentamento à Covid-19, as aulas serão ministradas integralmente como Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).