Daniel Castellano / SMCS

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marcia Huçulak, a vacinação contra a gripe será retomada na próxima quarta-feira (22 de abril) em Curitiba. Todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade estarão aplicando as doses, que nesta etapa da campanha tem como público-alvo pessoas com diabetes, pessoas que tem doença renal crônica, transplantados e imunodeprimidos.

Para receber a dose de vacinação, o cidadão deve levar documento de identificação e/ou receita de tratamento da doença crônica que o acomete ou uma declaração de seu médico. Os usuários das UPAs, já cadastrados na unidade de sua região, irão receber pelo aplicativo Saúde Já uma mensagem, que poderá também ser apresentada no ponto de vacinação. “Daí não precisa levar receita [médica]”, explica Huçulak. “Inicia 22 de abril e vamos fazendo. Atendendo adequadamente esse grupo, vamos avançando para outros grupos”, explicou ainda a secretária municipal.

Profissionais da força de segurança e motoristas de ônibus

Além dos públicos já citados, profissionais da força de segurança (integrantes das polícias Civil e Militar, por exemplo) e motoristas de ônibus também serão vacinados pelo município a partir da próxima semana.

No caso dos motoristas, a orientação é para que busquem tomar as doses nas UPAs da cidade. “Leva seu crachá de motorista. Vamos vacinar os motoristas de Curitiba. Cada município atende sua população”, afirma Huçulak.

Já no caso dos profissionais de segurança, as próprias entidades, que em sua maioria já possuem ambulatórios, irão vacinar os agentes. “Em geral essas forças já têm seus ambulatórios, quem aplique a vacina, e eles daí conversam, serão orientados pelas próprias entidades sobre os locais de vacinação”, diz a secretária de Saúde.