Luiz Costa/SMCS – Nova etapa da campanha tem início hoje em Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba começa, nesta quinta-feira (9), a vacinação contra a gripe para pessoas com 65 anos ou mais. Desde o início da campanha, em 23 de março, foram imunizados 152 mil idosos, 76% do público da faixa acima dos 60 anos.

Nos dois primeiros dias da campanha foram 130 mil doses aplicadas. A partir de então, a vacinação em Curitiba está sendo feita por faixa etária para evitar aglomerações nesse período de pandemia do novo coronavírus.

Nesta quinta, as pessoas com 65 ou mais devem procurar um dos 21 locais externos para a imunização. Os pontos de vacinação continuam os mesmos das etapas anteriores, porém o atendimento por drive-thru será oferecido apenas na CIC. O horário também será o mesmo, das 9 às 17 horas.

Estado
O Paraná já vacinou 1,017 milhão de idosos contra a gripe nesta primeira fase da campanha nacional de imunização, que começou no dia 23 de março. Esta cobertura representa 85,96% da população estimada para receber vacina que é de 1,184 milhão. A Campanha segue vacinando prioritariamente os idosos e profissionais da saúde até o dia 16.

A partir desta data, começa a segunda fase, dirigida aos profissionais das forças de segurança, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade.

Os professores que seriam contemplados na segunda fase da campanha foram transferidos para a terceira etapa, em maio, junto com os grupos de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.