Publicidade
Bagagem

Vai viajar? Aprenda a economizar espaço e reduzir o peso da sua mala

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

As férias estão chegando e a dúvida para quem vai viajar é sempre a mesma: como arrumar a mala da viagem. “Quais produtos levar? Quais são proibidos? Levo roupas de calor e de frio? E quais/quantos sapatos?”

“Fazer a mala de viagem é um momento crítico para muitas pessoas, principalmente para as mulheres. Como a maioria deixa para fazer isso de última hora, acaba incluindo itens desnecessários e de qualquer jeito, não só fazendo com que as roupas fiquem amassadas, mas também tornando impossível a organização da bagagem durante toda a viagem”, afirma a personal organizer Aline Delavy.

De acordo com Aline uma boa arrumação na mala de viagem gera um espaço extra e ainda possibilita que a viajante não perca tempo durante  o passeio procurando por aquela blusinha que nem lembra se levou ou não.

Para quem já está na eminência de preparar a bagagem para as viagens desta temporada de férias, a personal organizer dá algumas dicas para organizar a mala de maneiro eficiente.  

 

Regras gerais para arrumar a mala

    Para uma viagem longa, comece a preparar a mala alguns dias antes da data de partir;
    É importante investir em alguns itens organizadores de mala, não só para ajudar no momento de arrumar a bagagem, mas para facilitar sua vida durante o passeio;
    Sacos a vácuo são muito práticos e economizam um espaço valioso. Use-os, principalmente em viagens para regiões de frio para casacos volumosos que não amassam.
    Coloque tudo dentro de saquinhos de pano. Não deixe nada solto, pois assim você pode perder itens dentro da mala.
    A regra geral é: tudo que é pesado, como a nécessaire, vai no fundo e na parte de baixo (perto das rodinhas) da mala. Assim, eles não amassam o resto. No topo e na superfície, coloque o que for mais leve.
    Dê preferência aos secadores portáteis, que, geralmente, são bivolt. “Atualmente, como as pessoas estão valorizando a naturalidade, este item pode ser deixado em casa”.

 

Compondo a mala

 
1. Sacos a vácuo: Coloque os casacos grandes e que não amassam em sacos a vácuo e distribua sobre o fundo da mala. Inclua também as bolsas que usará durante a viagem.
2. Calças: Estenda as calças, deixando as pernas para fora da mala. Isso evita que elas fiquem marcadas em algumas áreas.
 
3. Saquinhos para roupas: Esta é uma ótima maneira de organizar a mala. Use-os para separar famílias de roupas, como:

    Pijamas
    Lingerie
    Blusinhas
    Camisetas
    Saias
    Moletons e shorts

 
4. Sapatos: Os sapatos devem ser colocados em sacos individuais, com ou sem a meia dentro (para evitar que amassem). "Tudo deve ficar em um formato meio quadrado, com um salto para cima e outro para baixo", ensina a personal organizer. Coloque-os nas laterais da mala, forrando toda a parede.
 
5. Laterais: Em seguida, é hora de preencher as laterais com todos os itens que não amassam. Encontre os buracos e vá acomodando biquínis, lingerie, meias, cachecóis, luvas, toucas, cintos, roupas de dry fit, etc., tudo armazenado em sacos de pano.
 
6. Pernas das calças: Depois de preencher todas as laterais, dobre as pernas das calças que ficaram para fora, "abraçando" todo o conteúdo da mala. Abotoe o elástico da mala.
 
7. Roupas delicadas: Por cima de tudo, disponha as roupas que mais amassam, que geralmente são os vestidos, saias, blusinhas delicadas, como as de cetim, etc.

8. Nécessaire: leve somente o essencial, como protetor solar, shampoo/condicionador, desodorante, creme hidratante facial e corporal e dois batons. Para os remédios faça outro nécessaire só com os medicamentos básicos.

 

Sobre Aline Delavy - Personal organizer, consultora, palestrante, Aline Delavy é especializada em organização residencial e planejamento de mudanças residenciais. Formada em Estatística pela Unicamp, atuou neste mercado por quase uma década ocupando posições estratégicas dentro de uma instituição financeira. Nos cargos que ocupou aprendeu sobre otimização de tempo, sigilo, atendimento personalizado, planejamento estratégico e, principalmente administração de recursos financeiros – altos ou baixos – e como aplica-los aos projetos para alcançar resultados satisfatórios, entre outras qualificações inerentes a uma Personal Organizer que busca mostrar a seus clientes que organizar os espaços de convivência transforma suas vidas.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES