SMCS

Começou nesta segunda-feira (25/5) a sanitização de veículos da Prefeitura de Curitiba com um sistema antivírus. Mil aplicações foram doadas pela empresa Scuderia Curitiba. Ambulâncias, carros que transportam servidores, viaturas da Defesa Social serão sanitizados.

O serviço será feito na sede da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, na Rua Solimões, 160, no bairro São Francisco. O agendamento da desinfecção deve ser feito pelo telefone do Departamento de Gestão de Serviços (3350-9036) com o agente de segurança local Gustavo Ghesti.

A substância que será utilizada é aplicada com equipamento a vapor, numa temperatura de 150º C, multiplicando o produto em micropartículas e formando uma névoa dentro do veículo, sem estragar o carro. Em contato com toda a superfície interna, esta névoa garantirá a proteção de maneira uniforme contra o novo coronavírus, caso o vírus esteja no veículo.

Alguns veículos da Prefeitura serão sanitizados mais de uma vez durante o período da doação, pois têm transportado pessoas que podem ter o novo coronavírus.

O procedimento leva de cinco a dez minutos, é feito com o carro fechado e, após a evaporação, o veículo é liberado para uso.

Desinfetante

Especializada em reparação e estética automotiva, a Scuderia criou o sistema CovidFree™, que utiliza o Peroxy 4D, um desinfetante hospitalar desenvolvido pela Spartan e segue todas as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quanto à eficiência para eliminar microrganismos de médio porte.

O Peroxy 4D combina o peróxido de hidrogênio ao quaternário de amônia, mesma substância que tem sido usada na sanitização das unidades municipais de Curitiba.

 

O diretor administrativo da Scuderia, Guilherme Jovino, conta que a empresa buscou uma alternativa para a sanitização de veículos tão logo a pandemia começou. “Um funcionário nosso precisaria limpar o veículo de um cliente que estava infectado com o novo cooronavírus. Nós decidimos pesquisar uma alternativa para garantir a segurança do funcionário. Entendemos que nós, que já temos experiência com higienização, poderíamos passar a utilizar também um produto sanitizante”, contou Jovino.

A empresa decidiu doar aplicações para os veículos da Prefeitura de Curitiba. “É uma forma de proteção, para trazer segurança a todos”, completou. A doação foi feita pelo Doe Saúde, da Prefeitura de Curitiba.

 

Em sua proposta de doação, a Scuderia destaca que o produto utilizado está “pronto para mitigar as possibilidades de contágios infecciosos como são, por exemplo, a Covid-19, e/ou outras doenças transmissíveis por via aérea ou contato de superfícies em ambientes fechados, como carros”.