Publicidade
Racionamento

Veja como será o rodízio no abastecimento de água na RMC até dia 15

(Foto: Gilson Abreu/AN-PR)

A Sanepar informa como será o rodízio em Curitiba e na Região Metropolitana até 15 de julho (veja a tabela). As paradas no abastecimento ocorrem sempre às 16 horas do dia estabelecido e os registros são reabertos às 16 horas do dia seguinte, sendo que a normalização no fornecimento de água pode ocorrer até 12 horas depois, ou seja, às 4h da madrugada.

O rodízio na Região Metropolitana teve início em 17 de março, a princípio nas áreas abastecidas pelo Rio Miringuava, que apresentava vazão muito baixa, insuficiente para garantir a regularidade no fornecimento de água.

Com o passar dos meses, a crise hídrica foi agravando a perda de vazão de rios e poços e baixando os níveis dos reservatórios da Grande Curitiba, o que levou a Sanepar a ampliar a área do rodízio, que hoje afeta de forma igual Capital e as cidades da RMC.

Foram formados cinco grupos. Portanto, cada grupo entra no rodízio a cada cinco dias. A previsão é que o rodízio seja mantido pelo menos até setembro/outubro, quando começa o período de chuvas.

Hoje a média de reservação do sistema de barragens está em 36,37% da capacidade. Com o rodízio e o uso racional da água por parte da população, a meta é que o nível médio de reservação chegue a setembro/outubro em 25%.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES