Calor

Vejas os benefícios da drenagem linfática, principalmente no verão

(Foto: Divulgação)

Verão chegou e a corrida para as academias começou. Comer com consciência e qualidade também se tornou a principal meta do ano para muita gente. E o binômio exercício físico + alimentação saudável é a receita certeira para perder os quilinhos extras adquiridos no inverno. Mas o que muita gente não sabe é que é possível incluir um terceiro fator nessa equação para que o corpo desejado seja alcançado com mais rapidez. Você já deve ter ouvido falar em drenagem linfática. Mas você sabe todos os benefícios que esse método oferece?

"O sistema linfático é uma rede de tecidos e órgãos que ajudam a livrar o corpo de toxinas, resíduos e outros materiais indesejáveis", explica Rebecca Faria, especialista em drenagem linfática, criadora do método Detox Massage e fundadora da clínica de estética Detox by Rebecca, em Beverly Hills, na Califórnia. 

 

Confira os 5 benefícios da drenagem linfática:

 

1. Reduz o inchaço: a massagem drena os líquidos e toxinas até os gânglios linfáticos, auxiliando na sua eliminação.   

 

2. Combate a celulite: como a celulite tem entre suas causas o acúmulo de líquido e toxinas na célula, ao drenar esses dois componentes, é possível reduzir a inflamação.  

 

3. Modela o corpo: a drenagem reduz medidas ao eliminar a retenção de líquido e ativar o metabolismo celular, favorecendo a queima de estoque de gordura. 

 

4. Tonifica os músculos: a drenagem linfática elimina o acúmulo de gordura e líquidos próximos aos músculos, de modo que esses ganham mais forma e definição. Ao tonificar os músculos, a massagem pode contribuir até mesmo para a recuperação de lesões musculares e articulares. 

 

5. Estimula o sistema imunológico: o sistema linfático é responsável por aglutinar partículas e impurezas presentes na circulação sanguínea. Ao drenar o fluxo presente nos vasos linfáticos, se estimula a contração do líquido em direção aos gânglios, contribuindo para um melhor fluxo e subsequente filtração das impurezas. O sistema imune fica mais impulsionado a conter possíveis ameaças no organismo.

 

Os resultados podem ser vistos instantaneamente, garante a especialista, que combina técnicas de drenagem linfática manual com equipamentos de alta tecnologia. Rebecca ressalta que, além da massagem, é fundamental ter uma rotina saudável para que os objetivos sejam alcançados: "Dormir bem, fazer atividades físicas regulares, ter uma boa alimentação e se hidratar - bebendo água e chás - são os maiores desafios e o segredo para o sucesso nos resultados". 

A massoterapeuta afirma que a quantidade de sessões depende de cada objetivo esperado: "Como a gama de clientes inclui gestantes, casos de pós-operatório e outras particularidades, o número de drenagens semanais é variável para cada situação". 

O método Detox Massage virou febre entre as celebridades americanas e Rebecca Faria já conta com clientes fixas, semanalmente ou a cada 15 dias, como as irmãs Kardashian, Ariana Grande, Jennifer Aniston, Kris Jenner, Hailey Bieber, Becky G, Lucy Hale, Sofia Vergara, Joey King, Rosie Huntington-Whiteley, Sophia Stallone, Chloë Grace Moretz, entre outros.