Franklin de Freitas – Município atualiza protocolos do Serviço Funerário

Velórios de pessoas com mortes confirmadas ou suspeitas de Covid-19 com infecção comprovada há mais de 21 dias já podem ser realizados em Curitiba. A determinação consta no decreto 1415/2020, publicado em diário oficial no final da semana passada.

Para que as cerimônias sejam autorizadas, no entanto, a data da infecção deve constar na Declaração de Óbito ou em documento anexo e ser comprovada por exame laboratorial assinado pelo médico.

Neste caso, fica permitida a realização de velório com até quatro horas de duração, dispensado procedimento de ensacamento do corpo e do fechamento da urna funerária com tarraxas.

Nos outros casos de infecção, continuam restritos o velório e homenagens no momento do sepultamento podem ser feitas ao ar livre, por no máximo 20 minutos e apenas na presença de até dez pessoas.

Cuidados
Demais velórios passam a ter permissão de realização por quatro horas (antes eram duas), observadas todas as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus – restrição de pessoas, distanciamento, ambiente arejado e higienização das mãos.

Na prestação dos serviços funerários continuam a ser adotadas medidas sanitárias para evitar aglomerações e reduzir a contaminação e propagação do novo coronavírus.
O protocolo completo para Serviços Funerários e Congêneres no Município de Curitiba está disponível na página www.saude.curitiba.pr.gov.br.

Veja como será o Dia de Finados na Capital

Os cemitérios municipais de Curitiba voltaram a abrir no dia 14 de outubro, após o período de restrições causados pela pandemia do novo coronavírus. Famílias interessadas em fazer limpeza, pinturas e pequenos reparos em túmulos para o Dia de Finados (2 de novembro) têm até o dia 30 de outubro (sexta-feira) para concluir os trabalhos. Os portões ficarão abertos das 7 às 18 horas em dias úteis, e das 9 às 18h em fins de semana e feriados.

Seja para visitação ou serviço nos túmulos, todos os usuários devem observar os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos para prevenção à disseminação do novo coronavírus. Na limpeza dos jazigos, não é permitido uso de baldes e mangueiras por causa do racionamento de água.

No dia 2 de novembro, feriado de Finados, não serão permitidas missas e outras programações nos locais para evitar a aglomeração de pessoas. A distribuição de materiais gráficos está proibida. Instituições religiosas devem substituir as celebrações por eventos on-line.

Boletins Covid-19

Dia 19/07

Curitiba
Novos casos 253
Mortes 10
Total
Casos 51.007
Mortes 1.454

Paraná
Novos casos 696
Mortes 5
Total
Casos 206.065
Mortes 5.058 

Brasil
Novos casos 15.726
Mortes 263
Total
Casos 5.409.854
Mortes 157.397