Salve o jeans nosso de cada dia! Vai da lida à festa numa boa, é resistente, democrático e antídoto perfeito para os dias de preguiça fashion. Faz bonito perto dos clássicos, faz romance com os tecidos mais delicados e faz barulho com quem é do rock – é só rasgar nos joelhos ou dobrar a barra e sacar a jaqueta de couro preta do armário. Combina com camiseta branca e com paetê, fica bem com blazer bem cortado e camisa básica.

Não tem mistério para compor os looks, mas tem dica para quem quer encontrar a melhor parceira para a vida. A calça jeans mais tradicional, aquela azul básica, é o investimento mais certeiro. Quanto menos lavagens, detalhes, recortes e bordados, menos datada fica a peça e mais fácil de usá-la com tudo que você já tem. Outro detalhe, quanto menos misturas o jeans tiver em sua composição, melhor, porque a calça vai durar mais. Tecido puro é mais nobre e isso vale até para esse pop irresistível.

Agora, em termos de modelagem, o papo é um pouco diferente. A calça sequinha, reta e comportada, com cintura no lugar, é a mais legal e a que veste melhor mais tipos de corpo. Aí vem o caso a caso: quem não tem bumbum, por exemplo, pode se jogar na pantalona ou nos modelos que tenham volume extra no quadril. Quem, ao contrário, tem mais quadril, pode ir de boa nos modelos justinhos, que, apesar de evidenciar as formas, visualmente neutralizam o que tem de mais. Aí é só equilibrar com uma parte de cima mais chamativa.

Ah, antes de ir embora, um lembrete rapidinho: homens, abusem do jeans. Só tentem ajustar um pouquinho nas pernas e prefiram o comprimento ligeiramente mais curto ou dobrem a barra. Vamos atualizar o clássico!


Divulgação/Louis Vuitton

Jeans certinho é a melhor versão do clássico, não deixa nada sobrando nem apertado demais. A barra desfiada é charme

Divulgação/Louis Vuitton

Calças mais justas vestem bem corpos opostos, as bem magrinhas e as donas de curvas mais generosas. Na foto, a modelo Ashley Graham desvia o olhar para o top cropped

Divulgação/Louis Vuitton

Pantalonas são bem legais para fugir do tradicional. Mas tem de ser desse jeito aí de pernas largas, para brincar com os volumes

Divulgação/Louis Vuitton

Homens, dobrem as barras, por favor, é feio arrastar a calça no chão. E prefiram os modelos mais slim