Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a Black Friday deste ano projeta crescimento de 18% em relação ao resultado de 2018. Pela primeira vez o brasileiro deverá comprar tanto pela lojas físicas quanto internet. A Black Friday de 2019 acontece no dia 29 de novembro, e é tgambém um termômetro para as vendas de fim de ano.
Levantamento do Google mostra também que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não é só entre a última quinta-feira e sexta-feira de novembro, a data da Black Friday. Ainda de acordo com a ABcomm, a previsão é que o faturamento seja de R$ 3,45 bilhões e o ticket médio é de R$ 340.
A Black Friday chegou ao Brasil em 2011, com um portal de descontos que aproveitou o exemplo da promoção nos Estados Unidos, onde, logo após o Dia de Ações de Graça, o comércio realiza uma liquidação dos produtos para se preparar parfa o Natal, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano no Brasil.
Apesar do otimismo, no começo do mês uma consultoria previa crescimento menor. A projeção da consultoria GFK estima que, em 2019, o faturamento da Black Friday deve crescer 4%, apenas recuperando o ano passado, que teve retração de 4% do volume de produtos negociados.
Para a consultoria, a data está se consolidando na venda de produtos de valor agregado maior, como televisores e smartphones mais caros.